
Nesta sexta-feira, 3, a Black Soul Samba realiza uma nova homenagem aos artistas que fizeram história na música popular brasileira. Desta vez, o sambista Arlindo Cruz é quem recebe um tributo em show do cantor paraense Tonynho Melodia. Falecido no último mês de agosto, Arlindo Cruz deixou um legado como cantor, compositor de samba e pagode.
arioca, manteve trinta e seis anos de carreira e lançou vinte e três álbuns, sendo nove enquanto integrante do Fundo de Quintal, cinco em parceria com o sambista Sombrinha e nove em carreira solo. Canções clássicas como “Meu Lugar” e “O Show Tem Que Continuar”, são exemplos dos sambas de sua composição que estão fincados no cancioneiro brasileiro.
No show desta sexta, Tonynho Melodia promete emocionar o público ao entoar essas e outras músicas do artista do Rio de Janeiro. Com 18 anos de idade, Tonynho é considerado cantor revelação do samba e pagode em Belém. Em 2023 fez participação especial no show do cantor Xande de Pilares, e em sua carreira já se apresentou com artistas consagrados como Arthur Espíndola e na roda de samba Fé no Batuque.
Convidado pelo coletivo Black Soul Samba para este tributo, o artista paraense vai cantar diversos sucessos da carreira de Alindo Cruz. A festa também conta com as projeções de Sonora Icoaraci. Criada pelo artista Cleverson dos Santos em 2006, a Midiatática Sonora Iqoaraci nasceu em 2006, no Espaço Cultural Coisas de Negro (Icoaraci, Belém/PA), território histórico onde surgiram os primeiros “Sonoros”, embriões das aparelhagens paraenses.
Sonora Icoaraci e a Cultura Amazônica
O projeto atua na preservação e reinvenção do patrimônio cultural imaterial amazônico, unindo carimbó, guitarrada, lambada, reggae e rock indie a projeções audiovisuais feitas em tempo real. Chamados de viddings, esses remixes visuais orgânicos utilizam a estética Lo-Fi surrealista, conectando som e imagem em uma experiência única.
A Sonora Iqoaraci também integrou a campanha pelo reconhecimento do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro e colaborou em três edições do Festival de Carimbó de Icoaraci (2010, 2020 e 2025).
Tributo e Discotecagem
O tributo ao sambista Arlindo Cruz também conta com as discotecagens dos DJs do Coletivo BSS: Kauê Almeida, Eddie Pereira e Uirá Seild.
Serviço
Tributo a Arlindo Cruz na Black Soul Samba – com Tonynho Melodia
Quando: sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Onde: Mairí Belém – Siqueira Mendes, 186, Praça do Carmo, Cidade Velha
Ingressos: R$20,00 antecipados via Sympla, R$25,00 na bilheteria