Faltando apenas nove rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o Paysandu entra em campo nesta quinta-feira (2) com um único cenário possível: vencer ou vencer. A famosa frase de um dirigente carioca dos anos 1970 resume bem a urgência vivida pelo Papão, que encara o Cuiabá-MT, às 19h, na Curuzu, pela 30ª rodada da competição.
Com apenas 25 pontos e na lanterna da tabela (20ª colocação), o time bicolor está no limite. Qualquer resultado diferente da vitória pode significar o rebaixamento quase certo para a Série C de 2026 — um retorno amargo a um passado recente. Entre 2019 e 2023, o clube amargou cinco temporadas na Terceirona, período marcado por graves dificuldades financeiras e instabilidade esportiva.
Ainda que a vitória não tire imediatamente o Paysandu do Z-4, pode representar um respiro importante. Se o Amazonas-AM, 19º colocado com 27 pontos, for derrotado pelo Athletic-MG fora de casa, o Papão pode deixar a última posição. Sair da lanterna após seis rodadas consecutivas no fundo da tabela pode parecer pouco para muitos, mas para o torcedor bicolor, é a fagulha de esperança necessária para seguir sonhando com a permanência na Série B.