
Belém e Pará - O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina e capitânia da Esquadra Brasileira, estará aberto para visitação em Belém (PA) nesta semana.
Nesta sexta-feira (3), às 9h, o navio receberá, com exclusividade, profissionais de imprensa credenciados. O público em geral poderá conhecer a embarcação nos dias 3 e 4 de outubro (sexta e sábado), das 14h às 18h, no Porto de Belém.
O NAM “Atlântico” chegou a Belém em 25 de setembro, vindo do Rio de Janeiro, trazendo 1.042 militares e mais de 400 toneladas de equipamentos das Forças Armadas, entre eles: 83 veículos (seis blindados); quatro helicópteros; armamentos, sensores, munições e mísseis; materiais para operações de defesa nuclear, biológica, química e radiológica.
Todo o aparato será utilizado em treinamentos na Foz do Rio Amazonas, como parte da Operação Atlas, exercício conjunto da Marinha, Exército e Força Aérea, sob coordenação do Ministério da Defesa.
Sobre o NAM “Atlântico”
Adquirido pela Marinha do Brasil em 2018 junto à Marinha Britânica, o navio foi construído na década de 1990. Projetado para controle de áreas marítimas, projeção de poder terrestre, naval e aéreo, também é apto para missões humanitárias, evacuação de pessoas e apoio em desastres naturais.
O nome “Atlântico” faz referência à importância histórica do oceano para a formação do Brasil.
Serviço:
Exclusivo para imprensa: sexta-feira (3), às 9h
Visitação pública: dias 3 e 4 de outubro, das 14h às 18h, no Porto de Belém