SAIBA MAIS

Brigadistas voluntários mibilizados para  combater queimadas no Pará

Abertas as incrições ipara a formação de brigadas civis voluntárias com o objetivo de prevenir e combater incêndios florestais.

Abertas as incrições ipara a formação de brigadas civis voluntárias com o objetivo de prevenir e combater incêndios florestais.
Reprodução

Pará -Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas-PA) abriu inscrições para a formação de brigadas civis voluntárias com o objetivo de prevenir e combater incêndios florestais em áreas estratégicas do estado.

Serão selecionados 112 brigadistas efetivos, além de um cadastro reserva de até 224 candidatos, para atuarem nos municípios de Rurópolis, Itaituba, Trairão, Novo Progresso, Jacareacanga, Altamira (distrito de Castelo dos Sonhos) e São Félix do Xingu (zona rural).

Os aprovados terão jornada de 44 horas semanais e receberão auxílio mensal de até R$ 3.036,00.

Requisitos e Inscrições 

Entre os requisitos estão: idade entre 18 e 59 anos, ensino fundamental completo, residência próxima à área de atuação e aptidão física e mental adequada para o trabalho.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online até 5 de outubro, ou de forma presencial nos Núcleos Regionais da Semas entre 1º e 3 de outubro. 

Seleção e aprovados

A seleção ocorrerá em cinco etapas: inscrição, análise documental e curricular, Teste de Aptidão Física (TAF), Teste de Habilidade com ferramentas agrícolas (Thufa), e divulgação do resultado final com convocação, prevista para 24 de outubro.

Os aprovados passarão por curso de formação em prevenção e combate a incêndios florestais, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar, entre os dias 27 e 31 de outubro. As atividades de campo têm início programado para 6 de novembro de 2025.

Segundo Lília Reis, secretária adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias da Semas, a iniciativa fortalece o programa Pará Sem Fogo, amplificando o alcance das brigadas voluntárias no estado e demonstrando o compromisso com a preservação ambiental e proteção das comunidades e ecossistemas parenses.