A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) o retorno da Copa Norte, competição que marcou época entre os anos de 1997 e 2002. Embora tenha sido um torneio de destaque para a região, apenas um clube paraense conquistou o título: o Paysandu.
O Clube do Remo chegou perto. Em 1997, perdeu a final para o Rio Branco-AC, dentro do Mangueirão, diante da torcida. Já o Paysandu quebrou o tabu em 2002, levantando a taça e entrando para a história do futebol do Norte.
O maior campeão da antiga Copa Norte é o São Raimundo-AM, com três títulos consecutivos, entre 1999 e 2001. O “Tufão da Colina” ainda foi vice-campeão em duas ocasiões: em 1998, ao perder para o Sampaio Corrêa, e em 2002, derrotado justamente pelo Paysandu.
Aliás, a conquista de 2002 teve um impacto histórico no futebol paraense e nacional. O título levou o Paysandu à disputa da Copa dos Campeões, onde o clube derrotou o Cruzeiro na final. O feito classificou o time bicolor para a Taça Libertadores da América de 2003, em que o Papão fez uma campanha memorável e ganhou notoriedade internacional.
Com o fim da Copa Norte, anos depois foi criada a Copa Verde, que buscou manter viva a competitividade entre os clubes das regiões Norte e Centro-Oeste. A boa notícia é que a Copa Verde continuará existindo, mas com um novo formato a partir de 2026.
Novo Formato a Partir de 2026:
A partir do ano que vem, a Copa Verde será disputada em um novo modelo: será formada pelos vencedores de duas novas competições regionais:
- Copa Norte
- Copa Centro-Oeste
Os campeões dessas duas copas se enfrentarão na grande final da Copa Verde, que promete elevar o nível do futebol regional e criar novas rivalidades interestaduais.
A edição inaugural da nova fase começará em 25 de março de 2026, com término previsto para 7 de junho.