TENTATIVA DE EXTORSÃO

Funcionário da Globo recebe voz de prisão de deputado estadual

Polícia Civil autuou o suspeito por extorsão e a Globo informou que ele não era do jornalismo, estava de licença médica e foi demitido.

A Globo declarou que Júlio César não tinha qualquer relação com o jornalismo da emissora, tampouco com o Fantástico
A Globo declarou que Júlio César não tinha qualquer relação com o jornalismo da emissora, tampouco com o Fantástico

O deputado estadual Alexandre Knoploch (PL-RJ) deu voz de prisão a Júlio César de Oliveira Silva Rodrigues, funcionário da Rede Globo que se passou por produtor do Fantástico e, segundo o parlamentar, teria pedido R$ 10 mil para não levar ao ar uma reportagem “comprometedora”. 

De acordo com reportagem da rádio Itatiaia, a prisão em flagrante ocorreu na tarde de terça-feira, 30 de setembro, dentro do gabinete do deputado, no Rio de Janeiro, e foi registrada pela câmera interna do local.

Investigação e Prisão

No boletim de ocorrência registrado no 5º Distrito Policial, Knoploch afirma que o homem procurou seu irmão se apresentando como produtor do Fantástico e sugeriu “resolver o assunto com um agrado”. Questionado sobre o valor, teria confirmado R$ 10 mil para que a matéria não fosse exibida. A Polícia Civil informou que o indivíduo foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão.

Posicionamento da Globo

Em nota, a Globo declarou que Júlio César não tinha qualquer relação com o jornalismo da emissora, tampouco com o Fantástico: ele era assistente de maquinaria de outra área, estava afastado por licença médica desde 2023 e foi desligado “diante da gravidade dos fatos”.