Belém e Pará - Belém recebe nesta quinta-feira (2) a entrega da primeira etapa da obra de restauro do Conjunto Mercedários, um dos maiores patrimônios arquitetônicos da região Norte. O projeto, que envolve investimento de R$ 49,4 milhões, é realizado em parceria pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Cultural Vale.
O evento está marcado para às 14h30 e contará com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; da diretora Socioambiental do banco, Tereza Campello; do reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva; e de Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale e do Fundo Vale.
O projeto recebeu apoio não reembolsável de R$ 36,3 milhões do BNDES, com complementação de recursos da UFPA, do Instituto Cultural Vale e da Fapespa.
Conjunto ganha visibilidade internacional na COP 30
Durante a cerimônia, Mercadante e Tereza Campello serão homenageados com o título de “Cidadão de Belém”, concedido pela Câmara Municipal, a partir de proposição do vereador Moa Moares (PV).
Além do restauro, o Conjunto Mercedários vai ganhar visibilidade internacional durante a COP30. O local sediará a Casa BNDES, que oferecerá programação cultural, experiências imersivas, oficinas, rodas de conversa e sessões de cinema, voltadas tanto para a população local quanto para os participantes do evento.
Serviço:
Evento: Entrega da 1ª etapa da obra de restauro do Conjunto Mercedários
Endereço: Boulevard Castilhos França, s/n – Bairro Campina, Belém (PA)
Horário: 14h30