28º Encontro Socine na ufpa

Encontro em Belém reúne mais de 600 pesquisadores de cinema e audiovisual

As atividades estão distribuídas entre o Centro de Eventos Benedito Nunes, que sedia conferências e homenagens, e o Espaço Mirante do Rio.

Foto: Facebook reprodução
Foto: Facebook reprodução

Começou nesta terça-feira (30) o 28º Encontro Socine, considerado o maior evento de pesquisa em cinema e audiovisual do Brasil. Pela primeira vez realizado na região Norte, o encontro segue até o dia 3 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, reunindo mais de 600 pesquisadores de todo o país.

O tema central desta edição, “Olha Já! Do extrativismo de imagens aos cinemas das Amazônias”, destaca a urgência de um olhar para a produção audiovisual do Norte e sua diversidade. A programação inclui conferências, mesas temáticas, apresentações de pesquisas, homenagens e lançamentos de livros, promovendo o diálogo entre acadêmicos, cineastas e o público interessado.

A abertura contou com homenagens a nomes importantes do cinema, como José Gatti e Jean-Claude Bernardet, seguida da conferência “Cineastas das Amazônias”, com a participação de Tayana Pinheiro (PA), Clemilson Farias (AM), Thiago Briglia (RR) e Rayane Penha (AP), sob mediação da cineasta e professora da UFPA Jorane Castro.

Nos próximos dias, estão previstas mesas sobre cinemas indígenas da Amazônia Paraense, com representantes de diferentes povos, além de debates sobre formação audiovisual no Brasil, políticas públicas, cinema negro, queer, latino-americano e até os impactos da inteligência artificial no setor. A programação também contempla lançamentos de livros e a apresentação musical “Com Licença ao Vivo no Tempo”, de Mateus Moura.

Segundo Alex Damasceno, professor da UFPA e um dos coordenadores locais, a chegada do evento à região Norte é um marco. “O Pará tem muita cinefilia, mas ainda carece de espaços acadêmicos de investigação e formação em cinema. Esse encontro pode fortalecer nossa cena, ampliando redes de conhecimento e dando visibilidade às produções locais”, afirmou.

As atividades estão distribuídas entre o Centro de Eventos Benedito Nunes, que sedia conferências e homenagens, e o Espaço Mirante do Rio, onde acontecem apresentações de trabalhos e lançamentos de livros em 19 salas simultâneas.

O evento é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e, em 2025, marca sua estreia na Amazônia.

Serviço – 28º Encontro Socine de Cinema e Audiovisual
📅 De 30 de setembro a 3 de outubro de 2025
📍 Universidade Federal do Pará – Campus Belém
🔗 Programação completa: socine2025.ufpa.br