Belém e Pará - Nesta segunda-feira (29), o setor de marketing do jornal DIÁRIO DO PARÁ promoveu a mesa-redonda “Como vender mais com consciência ambiental?”. O evento gratuito foi realizado a partir de 9h, no Sesc Teatro Casa Isaura Campos, onde reuniu empreendedores, gestores e profissionais interessados em ações de sustentabilidade atrelada a resultados comerciais. O debate contou com a presença de representantes do Serviço Social do Comércio e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Sesc/Fecomércio), do Banco da Amazônia e da empresa Guamá Tratamento de Resíduos.
A iniciativa tinha o intuito de debater práticas ambientais alinhadas ao fortalecimento de marca, ampliação da competitividade no mercado e na aproximação de consumidores atentos à conduta socioambiental das empresas.
De acordo com a gerente comercial do Diário do Pará e do DOL, Patrícia Tupinambá, esse é um dos projetos mais novos da empresa de comunicação, seguido pelo RBA na COP, Tecnologia Sustentável, Sustentabilidade e Jornada COP+. “A gente sentiu necessidade de falar para o público do varejo que é mais específico. A sustentabilidade é um equilíbrio entre o meio ambiente, o social e o econômico. Então, a gente tem a bioeconomia também, temos a parte social que abrange todo o público interno das empresas e também o público externo. Foi por isso que a gente sentiu essa necessidade de trazer o varejo sustentável, que é um público mais nichado”, explicou.
A proposta é mostrar como integrar sustentabilidade à gestão de negócios de forma prática, ética e eficiente. “Não é só agora que estamos falando, mas é agora que isso está latente na nossa sociedade por causa da COP 30 que será realizada em Belém. As empresas já vinham fazendo há anos a sua parte, só que muito caladas. E hoje, com a COP 30 acontecendo aqui a gente começa a dar mais voz e levar para a sociedade o que realmente as empresas estão fazendo há muito tempo, de uma forma mais organizada para criar essa consciência nos pequenos negócios do varejo”, disse Tupinambá.
Segundo Daniel Moura, gerente executivo de Varejo e Microcrédito do Banco da Amazônia, a sustentabilidade leva em consideração três pilares fundamentais: a economia, o social e o meio ambiente. Dessa forma, há mais de 80 anos, o Basa tem a preocupação de fomentar o crescimento de empreendedores e negócios com foco no equilíbrio socioeconômico e ambiental da região amazônia e seus quase 25 milhões de habitantes.
“Praticamente todas as linhas que o Banco da Amazônia trabalham esse viés verde, sustentável, nos três pilares, tanto financeiro quanto social e também meio ambiente. Um deles que vai ser o foco da nossa programação de hoje, que é direcionada para os negócios pequenos, o programa Basa Acredita, um programa que atende microempreendedores tanto urbanos quanto produtores rurais oferecendo condições facilitadas de acesso ao crédito com dispensa de garantias para que o empreendedor não formal que trabalha na atividade urbana consiga acessar crédito sem a necessidade de compor uma empresa formalizada”, apontou.
Conforme o coordenador de Sustentabilidade do Sesc/Fecomércio, Edmilson Duarte, a instituição trabalha no fomento interno do consumo consciente e no controle de indicadores com foco na mitigação de possíveis excessos, através do Programa Ecos. Além disso, o Sesc trabalha diretamente com as empresas do comércio através da sensibilização e conscientização ambiental.
“Num primeiro momento, a questão da sensibilização seria o nosso principal desafio. Por conta disso, a gente trabalha com visitas a essas empresas para trabalhar temas do tipo liderança para uma gestão em sustentabilidade. E a partir dessa liderança, desse treinamento com os líderes, a gente consegue trabalhar os pilares do ESG, assim como os indicadores do programa Ecos de Sustentabilidade, o que faz com que ocorra maior clareza e entendimento dos benefícios pelos quais a sustentabilidade pode trazer para uma empresa”, disse.
A ideia de trabalhar a sustentabilidade através do programa se originou em 2010, quando o Sesc identificou a necessidade de trabalhar o social juntamente com diversos segmentos de uma empresa e de organização dentro do comércio. “O programa Ecos vem avançando e em 2018 recebeu a certificação pela Fundação Banco do Brasil de empresa responsável e vem se remodelando. E a gente fica muito feliz porque as nuances da COP 30 vêm ao encontro dessas ações que o Sesc já vem desenvolvendo”, afirmou.
A Guamá Tratamento de Resíduos é uma empresa que soluciona o saneamento de resíduos da Região Metropolitana de Belém. Para garantir que esses resíduos sejam tratados da melhor forma, a empresa cultua a missão de levar qualidade de vida e soluções práticas para o tratamento desse material. “Hoje eu vou abordar os nossos projetos, projetos sociais, projetos ambientais, projetos de voluntariado e uma transformação do resíduo em energia elétrica. Tudo isso para trazer sustentabilidade para o tratamento de resíduos, de uma maneira geral”, relatou o gerente comercial Wagner Cardoso.