INCLUSÃO

Missa em Libras emociona comunidade surda na Basílica de Nazaré; VÍDEO

Basílica de Nazaré realiza missas em Libras e outros idiomas durante o Círio e COP-30

Basílica de Nazaré realiza missas em Libras e outros idiomas durante o Círio e COP-30
Basílica de Nazaré realiza missas em Libras e outros idiomas durante o Círio e COP-30 Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, começou nesta segunda-feira, 29, a realizar missas especiais em outros idiomas. A primeira foi voltada à comunidade surda, com o ato litúrgico traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A intérprete responsável foi Adriani Soares, professora formada em Letras e Libras pela UFPA.

“Sou formada como professora de Libras e tenho pós-graduação em intérprete de Libras. Aqui na Basílica começou o meu contato com elas. Vi que havia intérprete nas missas de sábado e, como já tinha a formação, comecei a participar. Atualmente atuo como intérprete no Instituto Felippo Smaldoni – uma casa voltada ao ensino bilíngue de surdos – e ajudo as meninas na Pastoral do Surdo, sempre dando acessibilidade em Libras”, explica.

As professoras Thaís Ferreira, 25, e Aline Silva, 29, são surdas e participaram da missa de ontem. Aline lembra que as missas de sábado já contam com tradução, mas muitas vezes a comunicação é prejudicada. “No sábado, aqui na Basílica, tem missa em Libras todo sábado. Mas fico triste porque falta acessibilidade. É difícil: as pessoas não respeitam, passam na frente e atrapalham a comunicação do surdo”, relata.

Missa em Libras emociona comunidade surda na Basílica de Nazaré
Missa em Libras emociona comunidade surda na Basílica de Nazaré Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Thaís, natural do Mato Grosso, elogia as iniciativas do Círio em aproximar a comunidade PCD da festa. “O Círio me tocou desde as novenas. Ano passado já pude participar da Romaria da Acessibilidade e foi muito bom. Sempre fico emocionada quando venho à Basílica e estou feliz com a missa de hoje”, diz.

Basílica de Nazaré anuncia missas para turistas e PCDs — veja programação
Basílica de Nazaré anuncia missas para turistas e PCDs — veja programação Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A proposta busca também contemplar pessoas que estejam em trânsito por Belém e tenham dificuldade em compreender o português. Nos próximos dias, missas em outros idiomas serão celebradas sempre às 19h30. Padre Josué Bosco, pároco de Nazaré, explica que a Basílica enfrentava dificuldades em acolher todos os fiéis neste período.

Inclusão no Círio: Basílica realiza missas para comunidade surda e estrangeiros. Crédito: Mauro Ângelo

“Todo povo de Deus precisa ser acolhido dentro da igreja. Sabemos que tem pessoas em trânsito, mas não havia uma missa que pudesse recebê-las. Também temos a comunidade surda, que não tinha a possibilidade de participar de uma missa do Círio. Então, olhando essas questões, nós, padres, junto com a Arquidiocese, a Diretoria da Festa e a equipe de turismo, pensamos: por que não fazer missas em outros idiomas?”, afirma.

A primeira rodada será realizada durante o Círio e novamente repetida na época da COP-30, em novembro.

Programação do Círio (todas às 19h30):
• 01.10 – Missa em francês
• 02.10 – Missa em inglês
• 03.10 – Missa em espanhol

Programação da COP-30 (todas às 19h30):
• 03.11 – Missa em português e Libras
• 10.11 – Missa em espanhol
• 15.11 – Missa em inglês
• 21.11 – Missa em francês

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.