Começou nesta segunda-feira, 29, o Arraial de Nazaré, no estacionamento do Centro Social de Nazaré, em Belém. Neste ano, na entrada, uma grande tenda foi montada para abrigar a praça de alimentação e lojinhas de artigos infantis e religiosos. Ao todo, 96 permissionários ocuparão o espaço durante o funcionamento. “É uma tradição visitar a igreja e depois se divertir um pouquinho no Arraial de Nazaré. As pessoas sempre procuram comercializar seus produtos religiosos, camisas com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, terços, santinhos e também as comidas típicas do Pará”, afirma Max Andrade, diretor de Arraial e Arrecadação da Diretoria do Círio.
A abertura contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que foi levada para abençoar os espaços ocupados pelos permissionários e pelos brinquedos. “Eu vi na feição e na acolhida dos trabalhadores do Arraial que gostaram bastante, principalmente o cortejo com a imagem. Se eu me lembro, não aconteceu no ano passado, mas este ano aconteceu. Foi um momento muito especial para nós, e espero que Nossa Senhora abençoe este trabalho de 2025”, disse o padre Josué Bosco, vigário da Basílica Santuário.
Ambulantes como Luzia Lima, 45, também comemoram a volta do Arraial. Ela conta que trabalha nos festejos há cinco anos e que essa é a melhor fase de vendas. “Para a gente que trabalha como vendedor ambulante é muito importante. Ficamos nessa expectativa o ano todo para incrementar a nossa renda. É a única época em que conseguimos ganhar um pouco mais”, revela.
O parque de diversões será, mais uma vez, o ITA, que participa do Círio desde 1992, trazendo desta vez 18 brinquedos. “Já estamos no 33º Círio. Chegamos jovens e estamos na caminhada com a igreja e com a Basílica até hoje. Para a gente é uma alegria muito grande poder fazer parte desse evento”, exalta Geraldo Costa, gerente do ITA.
Entre os destaques estão a tradicional roda-gigante – com 32 metros de altura –, a montanha-russa, o Mega Drop, o Booster e as novidades Skate e Kid Play, um espaço lúdico com escorregadores e túneis para a primeira infância. A aposentada Dina Prestes, 72, aproveitou o primeiro dia ao lado do neto Daniel, de 10 anos. “É muito bom participar. Isso encanta as crianças e os adultos também. Todo mundo gosta do parque. É uma tradição de muitos anos que não pode acabar”, opina Dina. Ela e o neto elegeram a roda-gigante como o melhor brinquedo.
Até 27 de outubro, todos pagam meia-entrada no ITA. Roda-gigante, Free Style, Booster e montanha-russa custam R$ 25; os demais, R$ 20. O Arraial funciona de domingo a quinta, das 16h às 22h, e às sextas e sábados, das 16h às 23h.