TRADIÇÃO

Arraial de Nazaré abre nesta segunda: confira os preços das atrações

O tradicional Arraial de Nazaré abre as portas ao público nesta segunda-feira, 29 de setembro, a partir das 18h, no estacionamento da Basílica Santuário.

Foto: Reprodução/Rosana Pinto - ASCOM DFN
Foto: Reprodução/Rosana Pinto - ASCOM DFN

O tradicional Arraial de Nazaré abre as portas ao público nesta segunda-feira, 29 de setembro, a partir das 18h, no estacionamento da Basílica Santuário. A abertura ocorre após a vistoria e liberação do Corpo de Bombeiros Militar, realizada no fim de semana. Neste ano, serão disponibilizados 96 estandes de vendas e 18 brinquedos no Ita Center Park. 

Na área das vendas, os estandes vão oferecer comidas típicas, artesanatos, artigos religiosos, brinquedos, miriti e bijuterias. Já o Ita terá 11 brinquedos para o público adulto e 7 para o infantil. Entre as novidades estão o Kid Play (infantil), um espaço interativo com escorregadores, túneis e estruturas lúdicas, e o Skate (adulto). A roda-gigante, com 32 metros de altura, é uma das atrações mais aguardadas, ao lado da montanha-russa, Free Style, Booster e outros clássicos.

O funcionamento do Arraial será de domingo a quinta, das 16h às 22h, e de sexta a sábado, das 16h às 23h. Nos domingos do Círio, da Romaria das Crianças e do Recírio, o horário será das 8h às 22h. Já no dia do encerramento, 26 de outubro, o espaço funcionará das 16h às 20h. O Arraial seguirá em funcionamento até 30 de novembro.

Até o dia 27 de outubro, todos pagam meia-entrada no Parque ITA. O valor promocional é de R$ 25,00 para a roda-gigante, Free Style, montanha-russa e Booster, e de R$ 20,00 para os demais brinquedos.

História – O Arraial de Nazaré teve origem na primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793, quando foi organizado como uma grande feira de produtos agrícolas. O termo “arraial” surgiu com a construção das casas ao redor da ermida de Plácido, após o achado da imagem, aproveitando o intenso fluxo de peregrinos. 

Com o passar do tempo, o evento ganhou novas características, incorporando brinquedos, barracas de comidas típicas, artesanato e produtos diversos, tornando-se um espaço de convivência, lazer e tradição dentro das festividades do Círio.