O jornalista esportivo Paulo Soares, conhecido como ‘Amigão’, da ESPN, morreu em São Paulo nesta segunda-feira (29), aos 63 anos. Segundo o G1, ele teve falência de múltiplos órgãos e estava internado há cerca de cinco meses no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, tratando da coluna.
Nos últimos anos, o jornalista enfrentou diversas intervenções cirúrgicas, inclusive mal sucedidas, na tentativa de aliviar a dor e os problemas de mobilidade. “Estou afastado da TV desde março de 2022. Nesses dois anos passei por três cirurgias de coluna. Duas mal sucedidas. Erros médicos”, afirmou, em entrevista à CNN, em novembro de 2024.
O trabalho mais conhecido de Soares foi como apresentador do Sportscenter, da ESPN, onde formou parceria com o jornalista Antero Greco, que faleceu em maio de 2024. “Perdi o movimento do pé esquerdo. Fiquei com limitações de movimentação da cintura pra baixo”, explicou o jornalista. “10 meses na cama entre hospital e casa. Sigo na reabilitação. Quadril comprometido. Difícil ficar em pé e andar”, disse à CNN.
Mesmo com as limitações, a expectativa era voltar ao trabalho: “Assim que melhore um pouco tentarei voltar a TV, mas em princípio só pra ‘offs’ de programas. Vamos em frente”. A CNN confirmou que Soares não estava trabalhando diariamente, porém mantinha um bom relacionamento com outros colegas jornalistas.
“Amigão” e Antero Greco apresentaram o Sportscenter por mais de 20 anos, desde a fase inicial do programa, em 2001. Além de manter o público informado sobre futebol e outras modalidades esportivas, a apresentação da dupla era reconhecida pelos trocadilhos e piadas que ainda hoje arrancam gargalhadas nas redes sociais.
Com informações da CNN