
A bênção e o desfile de animais domésticos marcaram o ponto alto da Festividade de São Francisco de Assis, neste domingo (28). Às 9h, os pets foram abençoados pelo Frei Luis Rota, em frente a igreja, um momento de oração em que os tutores pediram pela saúde e a alegria dos bichinhos. A programação fez parte da comemoração dos 104 anos da fundação da paróquia. A festividade, que tem como tema “São Francisco e o louvor ao Deus Onipotente e Criador”, segue até o próximo dia 05 de outubro.
Este ano, o tema da bênção dos animais estava relacionado ao “Cântico das Criaturas”, canção religiosa composta por São Francisco de Assis há mais de 800 anos. De acordo com o pároco Frei Luis Rota, o ato tradicional da festividade dialoga com a criação de Deus, que deu origem a toda natureza, inclusive às criaturas humanas e animais.
“Sempre foi tradicional da benção dos animais, sempre esteve presente na vida da igreja porque todos são criadores de bênção. A gente abençoa as pessoas, os animais, a lavoura, as flores, toda a natureza. Neste período da festa de São Francisco, pela predileção que tinha para os animais, pelo próprio Cântico das Criaturas, tudo louva a Deus, tudo tem que nos levar para Deus, tudo tem origem de Deus. Também o carinho, a atenção, cuidados dos animais, particularmente dos pets, e tudo para que sirva para a nossa paz, para a nossa tranquilidade. E tudo isso nos leva a respeitar, a honrar as criaturas divinas”, disse.

A cachorrinha Cherry faz parte da família de Carlos Augusto Queiroz há 3 anos. Durante esse período, ele a leva para receber as bênçãos na festividade da Paróquia de São Francisco de Assis, o que considera essencial para a manutenção da saúde da pet. “Como a gente frequenta aqui a igreja de Capuchinho, a gente traz ela para ser abençoada, já que ela faz parte da nossa família. A gente sempre pede pela saúde dela para que ela leve alegria para dentro de casa, sempre esteja bem, sem nenhum problema de saúde”, disse o advogado, de 42 anos.
Foi a primeira vez que a médica Ana Guimarães, 57 anos, levou a sua cadela para receber a bênção do Frei Luis Rota. A procura de participar de uma missa às 8h, ela se deparou com uma multidão de pets e tutores em frente a paróquia, onde ficou sabendo que os animais seriam abençoados. Assim, ela buscou a cachorrinha em casa para receber encaminhamento espiritual, já que ela faz tratamento veterinário para cuidar de problemas de saúde.

“Eu não conhecia essa bênção, eu estava procurando uma igreja para assistir a missa de oito horas. Quando eu passei, vi muitos animais aqui e perguntei e um casal me disse que desde que o cachorro recebeu a benção, nunca mais adoeceu. A minha cachorrinha está com um problema de saúde, está com as plaquetas um pouco baixas e ela também ficou surda, mas existe a possibilidade, através de uns exames e um procedimento, dela recuperar. Então, eu vim pedir pela saúde dela nesse momento”, relatou.