Belém e Pará - O Governo do Pará entregou neste sábado (27), o conjunto Habitacional Santo Antônio, localizado na área do antigo curtume, no bairro da Terra Firme, em Belém. Iniciada em 2008, a obra foi retomada na gestão atual do governo estadual, que garantiu o pagamento do auxílio moradia até a entrega das residências e construiu os 25 blocos habitacionais que vão beneficiar 400 famílias com apartamentos gratuitos. O conjunto conta ainda com espaço de convivência, onde há aparelhos de ginástica e parquinho infantil.
Participaram da solenidade de entrega o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, o prefeito de Belém Igor Normando, o ministro das Cidades Jader Filho, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) deputado Chicão, representantes de moradores da comunidade e autoridades políticas. Durante a entrega das chaves, Helder e Hana realizaram o sorteio de três apartamentos mobiliados e 25 geladeiras.
Cada bloco residencial conta com 16 apartamentos, em quatro pavimentos. O imóvel tem cerca de 40 metros quadrados, incluindo sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, banheiro e dois quartos. Das 400 unidades habitacionais, 212 foram para moradores da área do curtume e 188 para pessoas que estavam na margem dos canais da Bacia do Tucunduba. Do total das 400 unidades, 50 são destinadas a Pessoas com Deficiência (PcDs).
Helder Barbalho ressaltou que a entrega dos novos apartamentos representa um marco no encerramento da espera dos moradores cadastrados. O governador também destacou que as obras foram conduzidas por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab), sendo um trabalho conjunto. A construção faz parte do Projeto de Saneamento Integrado da Bacia do Tucunduba, que desde 2019 garante mais infraestrutura à população dos bairros de Belém. O investimento do Tesouro estadual no habitacional é de cerca de R$ 90 milhões.
“Entregamos as chaves para que os moradores possam ter o seu apartamento morando com qualidade. Nossa gestão teve a capacidade de desembaraçar o processo que havia comprometido o andamento das obras e hoje tem a competência de entregar moradia digna para todos que aqui habitam”, pontuou o governador.
A vice-governadora Hana Ghassan parabenizou os moradores pela conquista da casa própria e disse que sonhos foram realizados após 17 anos de espera da população. “Nós nos sentimos muito agradecidos por fazer parte deste momento. É um novo ciclo na vida dos moradores. Não é apenas esta obra habitacional, são muitas obras que estão sendo feitas para aqueles que mais precisam porque este é um governo que cuida das pessoas”, disse aos presentes.
Quem realizou o sonho da própria moradia sendo sorteado com o apartamento todo mobiliado foi o agricultor Leonardo Nascimento, 46. Morando na Terra Firme há três décadas, o agricultor recebeu a visita de Helder Barbalho e Hana Ghassan no próprio apartamento, o que para Nascimento representa a concretização de ter em mãos a chave da casa que tanto quis na vida. “O coração está a mil porque agora é um recomeço de vida”, comenta, realizado, Leonardo Nascimento.