INDÚSTRIA

Toyota paralisa produção em todas as fábricas no Brasil

A Toyota e o sindicato buscam uma solução para manter os empregos dos trabalhadores e uma das ferramentas que a entidade teve como proposta é o layoff. 

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota

A Toyota paralisou as atividades de todas fábricas do país após uma forte chuva acompanhada de ventos intensos que atingiu a unidade de produção de motores da empresa na cidade de Porto Feliz, em São Paulo, no início da semana, provocando danos severos à estrutura da fábrica.  

Segundo a Toyota, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando a situação atual, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).

Ao Auto Esporte, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região informou que, com as fábricas fechadas, a produção de Yaris Cross, Yaris (para exportação), Corolla e Corolla Cross foi interrompida. A Toyota e o sindicato buscam uma solução para manter os empregos dos trabalhadores e uma das ferramentas que a entidade teve como proposta é o layoff. 

A medida prevista é prevista na legislação trabalhista e permite a suspensão temporária do contrato de trabalho ou a redução da jornada e salário por um período determinado, sem que haja demissão. O objetivo é preservar os empregos em momentos de crise, mantendo os trabalhadores vinculados à empresa enquanto se enfrenta a paralisação.

A Toyota é uma das maiores fabricantes de carros atuantes no Brasil e conta com cerca de 6 mil colaboradores. Em junho, a companhia alcançou a média histórica de 3 milhões de veículos produzidos no país.