DOAÇÕES

Círio 2025: Casa de Plácido mobiliza voluntários e doações para acolher romeiros

A Casa de Plácido continua com a campanha para arrecadar doações de alimentos não perecíveis e materiais. Confiira!

Casa de Plácido
 Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Casa de Plácido Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

A Casa de Plácido continua com a campanha para arrecadar doações de alimentos não perecíveis, materiais de primeiros socorros, produtos de higiene pessoal e itens de limpeza. A iniciativa busca dar apoio e acolhimento aos peregrinos ao longo da programação do Círio 2025. No local, os promesseiros encontram refeitório, praça de alimentação, ambulatório de primeiros socorros, salas de repouso e banheiros.

Como explica Conceição Rodrigues, coordenadora da Pastoral da Acolhida, este ano serão 513 voluntários atuando em 14 equipes de trabalho no local. No ano passado passaram pela Casa de Plácido 286 caravanas, totalizando 20.512 pessoas. Também foram recebidos romeiros individuais, duplas ou pequenos grupos, somando 12.579 pessoas. Até a última quarta-feira (24), 179 caravanas já estavam pré-inscritas por meio do site www.ciriodenazare.com.br/peregrinos-de-nazare

No ano passado foram servidas 74 mil refeições na Casa de Plácido, entre café da manhã, almoço e jantar. O espaço vai abrir no dia 8 de outubro (quarta-feira), às 18h, em funcionamento ininterrupto, e fecha no dia 11 de outubro (sábado), às 13h. 

Na Casa de Plácido serão cinco frentes de trabalho: cozinha, lava-pés, limpeza, saúde e massagem.  “A cada ano a infraestrutura vai aumentando e expandindo o trabalho. A Pastoral da Acolhida abraça o próximo por meio do amor fraterno. É gratificante ver a alegria dos romeiros chegando e cumprindo as promessas deles. É um local onde se sentem acolhidos”, pontua Conceição Rodrigues. 

As doações para a cozinha são alimentos não perecíveis, leite líquido, água mineral, ovos, suco, massa para bolo, manteiga ou margarina, creme de leite, amido de milho, aveia, biscoitos doces e salgados, enlatados em geral e charque. Para a área de lava-pés, as doações são de sabonete líquido, hidratante, luvas descartáveis, esponjas, toalhinhas de pano, escovinha e álcool em gel.

Já o setor de limpeza precisa de detergente, papel higiênico, saco para lixo 20 litros e 30 litros, sabão em pó, álcool, água sanitária, papel toalha interfolhado, pano de chão, limpador multiuso, sabonete líquido, sabão em pó, sabonete em barra, creme dental, escova de dente, luvas, limpador multiuso e máscaras. A área de massagem necessita de toalhinhas de pano, gel de massagem, óleo corporal, pomada para dor, álcool líquido, sabonete líquido, hidratante corporal, papel toalha e luvas descartáveis.

Já a equipe de saúde precisa das seguintes doações: atadura, gases, algodão em rolo, esparadrapo branco, soro fisiológico, anti-inflamatórios, relaxante muscular, anti-histamínico, anti-hipertensivo, talas de imobilização, seringas de 1ml, 3ml, 5ml, 10 ml e 20ml, toucas, coletor perfuro cortante e fitas de glicemia.

As doações podem ser entregues no atendimento na Casa Coração Imaculado de Maria, localizada na travessa 14 de Março, 1955, entre avenida Gentil Bittencourt e alameda Dom Alberto Ramos. Aos que moram em outras localidades, podem doar via PIX: 24.665.867/0001-24. Outras informações pelos telefones (91) 4009-8419, 4009-8444 e 99981-7986.