Alok é atração confirmada nesta sexta-feira (26) do Festival do Abacaxi, em Barcarena, evento reconhecido como Patrimônio Cultural Artístico do estado do Pará. O show marcado para acontecer no Ecoparque do Cafezal deve atrair milhares de visitantes ao local onde, além das apresentações artísticas, terá concursos, competições esportivas e ações de valorização à cultura e economia regional.
A presença de Alok em Barcarena também se faz por iniciativas sociais que o Instituto Alok apoia no município, fortalecendo projetos de geração de renda, educação e preservação cultural. No Quilombo Gibrié de São Lourenço, onde vivem aproximadamente 400 famílias, o “Abelhas & Flores” consiste na criação de abelhas nativas sem ferrão para o cultivo de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais e arbóreas.
A iniciativa fortalece o protagonismo feminino e estimula o turismo de base comunitária, além de gerar renda para cerca de 30 famílias quilombolas, beneficiando diretamente cerca de 100 pessoas. Com o apoio do Instituto Alok, serão reformados dois meliponários e um viveiro já existentes, além da construção de um novo meliponário e viveiro de mudas, incluindo aquisição de insumos e equipamentos para manejo, segurança e logística.
A comunidade produz derivados com alto potencial de comercialização, como mel, extrato de própolis, geo-própolis, cosméticos naturais (sabonetes, óleos, cremes à base de andiroba, argila, açafrão, mel e própolis) e bebidas fermentadas (licor de mel, hidromel), diversificando fontes de renda e valorizando saberes tradicionais.
Outra ação apoiada em Barcarena está na Vila dos Cabanos. A organizaçãoPrisma Solidário atua desde 1997 com projetos sociais, educacionais, ambientais e culturais e tem apoio do Instituto Alok para o Projeto Essência, voltado a atividades de reforço escolar de crianças e adolescentes, incluindo a compra e oferta de alimentação e aquisição de material didático, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar e para a redução da evasão e repetência. Além desse suporte educacional, o Prisma Solidário oferece atividades esportivas e culturais, como aulas de karatê e balé, beneficiando dezenas de jovens e oferecendo apoio sociofamiliar aos seus responsáveis.