CAPACITAÇÃO

Última fase presencial do Capacita COP30 começa com 455 novas vagas gratuitas

Etapa oferece cursos em Belém, Salinópolis e Santarém, com aulas a partir de 29 de setembro, próxima segunda-feira.

Etapa oferece cursos em Belém, Salinópolis e Santarém, com aulas a partir de 29 de setembro, próxima segunda-feira.
Etapa oferece cursos em Belém, Salinópolis e Santarém, com aulas a partir de 29 de setembro, próxima segunda-feira. Foto: Raphael Luz / Agência Pará

O programa Capacita COP30 abriu nesta terça-feira, 23 de setembro, as inscrições para a 13ª fase de cursos gratuitos de qualificação profissional. Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a etapa disponibiliza 455 vagas, com turmas previstas para iniciar no dia 29 de setembro, nos polos de Belém, Salinópolis e Santarém. As inscrições devem ser feitas no site capacitacop30.pa.gov.br.

Segundo o coordenador do programa, Andrey Rabelo, esta fase tem caráter especial por ser a última com oferta presencial. “Estamos chegando a uma etapa simbólica do programa, que deve ser a última oferta presencial. Isso reforça ainda mais o valor desta fase, porque marca a consolidação de um esforço coletivo que começou grande e se tornou um case de sucesso no Pará. Encerramos não apenas com números expressivos, mas com histórias reais de transformação e novas oportunidades para os paraenses”, afirmou.

Cursos Oferecidos e Locais de Realização

Em Belém, os cursos serão realizados em quatro instituições. No Cacau, em Icoaraci, haverá turmas de Inglês Avançado para Negócios Turísticos e Hotelaria e Meios de Hospedagem. Já a Escola Dr. Celso Malcher vai receber os cursos de Espanhol Avançado para Negócios Turísticos e Inglês Avançado para Negócios Turísticos. O Instituto Estadual de Educação Profissional (IEEP) ofertará Oratória, Marketing e Comunicação para Eventos, Hotelaria e Meios de Hospedagem, Libras, Inglês Avançado para Negócios Turísticos e Excelência no Atendimento para Recepcionistas. A Escola Vilhena Alves contará com Inglês Avançado, Marketing Digital para o Setor Turístico, Hotelaria e Meios de Hospedagem e Libras.

No interior, Salinópolis terá cursos de Inglês Avançado para Negócios Turísticos e Organização de Eventos. Já Santarém contará com uma turma de Inglês Básico para Negócios Turísticos. Todas as turmas terão carga horária de 40 horas, até 35 alunos e aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e da noite.

Impacto e Legado do Programa Capacita COP30

Para o secretário da Sectet, Victor Dias, o programa vai além da preparação para a COP30. “O Capacita COP30 é mais do que um programa de qualificação, é uma política pública que deixa marcas concretas na vida das pessoas. Esse legado permanecerá muito além do evento, abrindo portas para que a população tenha mais oportunidades de trabalho e geração de renda. É uma iniciativa que orgulha o Estado e mostra a força da educação como ferramenta de transformação social”, declarou.

Ao final desta fase, o programa terá ultrapassado 30 mil certificados emitidos, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de qualificação profissional do Pará. Desde a criação, mais de 32 instituições já participaram como ofertantes ou demandantes de cursos, incluindo órgãos públicos e empresas privadas, o que possibilitou levar formações presenciais e a distância para diferentes regiões do estado.