
A Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) diz que as novas regras de check-in e check-out publicadas pelo Ministério do Turismo na última terça-feira (16) vão melhorar as condições de trabalho dos profissionais do setor e não aumentarão preços.
Agora, as diárias passam a corresponder a 24 horas, incluindo o tempo da higienização dos quartos, que não poderá ultrapassar três horas.
O presidente da Abih, Manoel Linhares diz que o sistema anterior exigia muito dos trabalhadores, que tinham pouco tempo para arrumar os quartos. Agora, os hotéis terão “um fôlego a mais” para organizar a operação de limpeza e manutenção, além de segurança jurídica e previsibilidade. “Temos que pensar também nos dois lados. Não só no hotel, mas também nos nossos colaboradores.”
Ele afirma que os hotéis não terão impacto financeiro e nem devem ter dificuldades para se adequar.
Para Linhares, as mudanças modernizam o setor e representam um gesto de respeito à categoria. Ele cita outros países que também seguem diretrizes semelhantes, como o Chile, que reserva quatro horas para a limpeza dos quartos.
“O maior legado que deixamos para o nosso visitante é o bem receber. Quarto arrumado, ar-condicionado e internet funcionando”, diz Linhares, ressaltando que o tempo reservado para a limpeza também deve incluir outros serviços, como verificação do funcionamento das comodidades oferecidas pelo estabelecimento.
Os estabelecimentos também serão obrigados a informar aos hóspedes os horários de entrada, saída e o período reservado para a limpeza. Os hotéis poderão cobrar tarifas adicionais caso o cliente realize o check-out atrasado ou queira antecipar o check-in -desde que as regras sejam comunicadas previamente aos hóspedes. Linhares afirma que o novo regulamento não deve afetar o valor das diárias.
A publicação do ato aconteceu após uma onda de críticas nas redes sociais, com consumidores relatando diárias cada vez menores -começando às 15h e encerrando às 10h, por exemplo-, o que dava aos hóspedes a sensação de prejuízo.
Junto com o novo regulamento, também foi anunciado o lançamento da versão eletrônica da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. A plataforma irá integrar os sistemas utilizados pelos hotéis ao site gov.br, permitindo que os hóspedes preencham seus dados automaticamente na hora de fazer o check-in.
HELENA SCHUSTER