CINEMA

Filme criado por jovens do interior do Pará ganha destaque nacional 

Um filme criado por adolescentes de São Félix do Xingu, no Pará, ganhou vitrine nacional ao ser incluído no site do projeto Cultura na Praça

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um filme criado por adolescentes de São Félix do Xingu, no Pará, ganhou vitrine nacional ao ser incluído no site do projeto Cultura na Praça. A narrativa aborda cultura indígena, ancestralidade e reflete a riqueza cultural do Brasil. Além do filme paraense, outras duas obras de jovens do Maranhão também foram adicionadas no acervo. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Desde 2017, o Cultura na Praça realiza oficinas audiovisuais gratuitas no interior do Pará e Maranhão. Como extensão das atividades formativas, promove uma mostra itinerante de cinema, onde as histórias contadas por moradores ganham a tela. Os curtas-metragens adicionados à plataforma digital do projeto foram criados por jovens do interior do Pará e do Maranhão e trazem narrativas que abordam cultura indígena, agricultura familiar, ancestralidade e meio ambiente, refletindo a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. 

O curta paraense é “Bà Kan Pry – A trilha” conta a história de três amigas que recebem um convite misterioso para uma trilha na floresta.  Separadas durante o percurso, elas enfrentam obstáculos e descobrem que só unidas conseguirão reencontrar o caminho de volta. A estudante Isabella Medeiros relembra: “Tivemos a ideia de incluir falas em Kayapó para valorizar a cultura da Irê [Iretokre Kayapó, aluna de São Félix do Xingu], que é indígena. Foi uma troca linda e importante.” 

Veja!

Mais de 200 mil pessoas já assistiram aos filmes do Cultura na Praça. Nas plataformas, esse número supera 160.000 visualizações. “Esses filmes são como espelhos”, diz o cineasta Cris Azzi, coordenador do projeto. “Devolvem às comunidades uma imagem que muitas vezes não encontram em lugar nenhum e mostram o quanto os jovens querem contar suas histórias com profundidade e afeto.”

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e oferece formação técnica e criativa, incentivando nos jovens e em suas comunidades o protagonismo e a autoria sobre suas próprias histórias e, assim, fortalecendo seus vínculos de identidade.

Serviço – Os filmes, incluindo paraenses, estão disponíveis gratuitamente e sem necessidade de cadastro, no site https://www.culturanapraca.art.br . Mais informações: instagram.com/cultnapraca