Neste sábado, 20 de setembro, a Usina da Paz da Cabanagem, em Belém, foi um dos espaços que receberam o aulão pré-Enem, promovido gratuitamente pela Secretaria de Educação do Pará (Seduc), por meio do programa Enem Pará. A iniciativa visa reforçar os conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio e ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior, beneficiando diretamente estudantes da rede pública estadual, inclusive aqueles que já concluíram o Ensino Médio e sonham em ingressar na universidade.
Nos aulões, são trabalhadas todas as áreas de conhecimento cobradas nas provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, com foco especial nas habilidades que apresentaram desempenho abaixo do esperado nas últimas avaliações. “Nos aulões aos sábados, trabalhamos muito as técnicas do Enem, mostrando para os alunos as resoluções dos itens, como são chamadas as questões da prova, além de mostrar a interdisciplinaridade, que é fundamental no exame”, explica a o professor de história da Seduc, Octávio Rangel.
Todas as disciplinas são trabalhadas ao longo dos aulões de sábado, permitindo uma preparação sólida. “Sobretudo desenvolver as habilidades que o Enem pede. Leitura de mundo, principalmente nas Ciências Humanas, interpretação de texto e claro, a redação”, explica o professor. Os educadores envolvidos têm larga experiência com o Exame Nacional. Em 2024, a rede estadual paraense conquistou o melhor desempenho da região Norte na redação, com 295 notas acima de 950 pontos, figurando entre os cinco melhores estados do Brasil, segundo dados do Ministério da Educação.
Além da capital, outros municípios receberam o projeto da Seduc neste sábado, como Salinópolis, Bujaru e Tome-Açu. O professor Rangel chama atenção para a mudança no calendário: nacionalmente, as provas do Enem serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, contudo, os inscritos em Belém, Ananindeua e Marituba farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em Belém, devido à realização da COP30. A regra vale somente para essas cidades. Os demais municípios paraenses seguem o calendário nacional.
Nesse intervalo, a dica para os estudantes é dedicação à leitura, “rever os materiais, anotações de exercícios e manter a tranquilidade. Costumo dizer que todos estão no mesmo nível, todos estão lutando e estão com muita sede de conhecimento e vão passar no Enem. Vão ter todas as chances, sabe? Porque todos têm capacidade”, finaliza Octávio Rangel.
Serviço – Aulões e cursinhos estão entre as principais estratégias do Governo do Estado na reta final para as provas do Enem. Cursinhos populares, Usinas da Paz e outras instituições e secretarias do governo estão mobilizadas para garantir a participação dos estudantes. Nos dias 27 e 28 de setembro, de 8h às 12h, é a vez dos alunos das escolas técnicas da Região Metropolitana de Belém (RMB) participarem do segundo aulão em formato híbrido, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).
As aulas serão nas disciplinas de Matemática e Física, realizadas no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS). Mais de 200 alunos estão previstos para o presencial e as atividades também serão transmitidas ao vivo pelo canal da Sectet no YouTube (https://www.youtube.com/@SECTETPA). Outras informações no site https://www.seduc.pa.gov.br/sitenovo/seduc/