
Fafá de Belém não segurou a língua e criticou duramente o jeito que algumas cantoras brasileiras usam a sexualidade para chamar atenção. Em entrevista à revista Veja, a cantora de 69 anos afirmou que o corpo feminino é muitas vezes explorado de forma machista e que algumas artistas colocam as mulheres em um “lugar sórdido”.
“Eu acho que o corpo é tratado de forma machista. Muitas vezes a mulher é vista como um pedaço de carne balançando. Pessoalmente, não gosto disso”, declarou Fafá, relembrando um episódio recente: “Estava em um táxi e pedi para desligarem o rádio. Algumas músicas colocam a mulher em um lugar sórdido, é chocante”.
Quando questionada se estava falando de Anitta, a cantora esclareceu: “Não falo de ninguém diretamente. São meninas que estão começando e acabam indo pelo caminho errado.”
Fafá de Belém e a Sexualidade na Música Brasileira
Fafá também falou sobre como encara sua própria sensualidade e liberdade: “Me vejo como uma mulher livre. Cheguei aos 50 anos gorda, com decote, não para seduzir ninguém, mas porque me acho bonita. Existe coisa mais bonita e sensual que Maria Bethânia e Gal Costa? Eu trago a sensualidade amazônica, mostrando que somos mulheres poderosas e sensuais.”
A veterana deixa claro que sua postura é sobre empoderamento e liberdade, provando que é possível ser sensual sem abrir mão da dignidade e da arte.