O desembargador do trabalho Gabriel Veloso lança no próximo dia 24 o livro “Flores de Plástico para Damas de Aço”. O evento ocorrerá na sede da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), na Rua dos Pariquis, 3318), às 17 horas.
A obra é resultado de anos de dedicação à arte e à poesia, a obra traz versos que exploram temas universais como amor e perda, com um olhar sobre a Amazônia e o mundo contemporâneo.
“O livro reúne poemas e letras de músicas que acompanham boa parte de minha vida. O poeta fala quando não consegue mais calar. Quis compartilhar esses sentimentos, aflições e alegrias, cheios da alma paraense”, coloca Veloso.
A obra é a primeira que o magistrado lança na categoria de poesia, mas já há outros dois projetos em edição: “Máquinas, moral e revolução”, um ensaio crítico sobre ficção científica e revolução proletária; e “Gabbo e Giulia”, uma história de amor entre um jornalista paraense e uma poetisa italiana, ambientada na Belém dos anos 1970.
Projetos Futuros
“Lançaremos uma campanha para podermos finalizar nosso filme Marajoara, do qual já exibimos um episódio. Para 2026, temos ‘Falta você’, série em pequenos episódios sobre o amor e a rivalidade entre Remo e Paysandu. Enfim, temos várias atividades e iremos divulgar os frutos”, ressalta.
Além do lançamento literário, o magistrado receberá os convidados com um pocket show com a apresentação dos EP’s “Sambas Amazônicos” e “Gritos do Fundo do Peito” (EP de rock) lançados recentemente, ambos de autoria do próprio desembargador, além da exibição de um videoclipe gravado de “Marajó”, inspirado em poemas do livro.
Evento de Lançamento
O evento é aberto ao público e busca oferecer uma experiência imersiva, celebrando a diversidade cultural paraense e a força da poesia.
Serviço
Lançamento do livro Flores de Plástico para Damas de Aço – Odes de Amores e de Mortes
Data: 24/09/2025
Hora: 17h
Local: Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa (Rua dos Pariquis, 3318)
Entrada: Gratuita