ESCÂNDALO

Secretário de Ananindeua é acusado de estupro e ameaça por ex-funcionária

O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) por uma mulher que trabalhou como babá para o secretário.

O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) por uma mulher que trabalhou como babá para o secretário.
O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) por uma mulher que trabalhou como babá para o secretário. Foto: Divulgação

Uma séria denúncia de assédio sexual, ameaças e estupro foi formalizada contra o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Ananindeua, Fábio Rogério Moura Montalvão das Neves. O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) por uma mulher que trabalhou como babá para o secretário. A vítima, cuja identidade está sendo protegida, afirma que os abusos ocorreram por mais de um ano, durante o tempo em que cuidava dos três filhos de Montalvão.

Relato de Abusos e Violência

A babá detalhou à polícia que os comportamentos abusivos começaram em 2023. Ela só frequentava a casa do secretário nas semanas em que ele estava com as crianças, sob regime de guarda compartilhada. Segundo seu depoimento, o secretário a assediava constantemente, fazendo toques inadequados em suas partes íntimas e perguntas constrangedoras com teor sexual, como: “Você gosta de homem mais velho?”. A vítima relatou que, apesar do desconforto, sentia medo de perder o emprego e por isso não reagia.

O ponto mais grave da denúncia é um estupro ocorrido em junho de 2025. A mulher contou que acordou de madrugada com Montalvão sobre seu corpo, imobilizando-a e tapando sua boca para que ela não pudesse gritar ou reagir. O estupro teria acontecido enquanto um dos filhos do secretário, uma criança de oito anos, dormia ao lado.

Após a violência, o secretário teria ameaçado a vítima de morte, dizendo: “Se eu souber que falou para alguém, vou dar um jeito de mandar alguém ir até sua casa e fazer pior do que eu fiz”. Essa ameaça fez com que a mulher mantivesse silêncio por um tempo, vivendo sob forte abalo psicológico. A babá relatou ainda que os abusos não cessaram.

A denúncia foi motivada por um novo episódio de tentativa de estupro em 10 de setembro de 2025, por volta das 2h da manhã. O secretário foi interrompido pelo despertar de um dos filhos, o que o fez recuar. Foi esse momento que a fez tomar a decisão de procurar a DEAM.

Informações sobre o Acusado

Fábio Rogério Moura Montalvão das Neves, de 47 anos, é advogado e exerce o cargo de secretário desde 2008. Ele é filiado ao PSB, o mesmo partido do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos. Em 2024, ele se candidatou a vereador no município, mas não foi eleito, tendo recebido 2.819 votos. Segundo a prefeitura, ele foi exonerado do cargo de secretário em meio ao escândalo nesta quinta, 18.