INCENTIVO

ONU eleva ajuda para países pobres participarem da COP30

A Organização das Nações Unidas anunciou que vai aumentar o valor da ajuda concedida a países em desenvolvimento para custear participação na COP30.

Editoriais do Globo e Estadão deixam claro o elevado nível de inveja em função da COP ser em Belém, e sem plano B
Editoriais do Globo e Estadão deixam claro o elevado nível de inveja em função da COP ser em Belém, e sem plano B Foto: Isabela Castilho / COP30 Brasil Amazonia

A Organização das Nações Unidas anunciou que vai aumentar o valor da ajuda concedida a países em desenvolvimento para custear participação na COP30, marcada para novembro em Belém. A diária oferecida pela ONU subirá de US$ 144 para US$ 197 para cobrir despesas como hospedagem, o que beneficia 144 nações.

A medida atende reivindicação dessas delegações, que vinham criticando os altos custos de acomodação na capital paraense. O Brasil apoiou a alteração, segundo postagem do portal Agência Brasil

Representantes do governo federal, do Pará e do Ministério das Relações Exteriores se reuniram com o UNFCCC para tratar desse e de outros preparativos, como hospedagem, transporte e logística para as delegações.

Até agora, 79 países confirmaram hospedagem em Belém, e outros 70 estão em negociação.

Os organizadores estimam que haverá mais de 42 mil quartos disponíveis na cidade — entre hotéis, navios, alojamentos privados e plataformas de hospedagem.