
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou em entrevista ao Correio Braziliense que o governo federal contratará mais de 20 mil servidores aprovados em concursos públicos até o fim do mandato, em 2026. Esse número inclui representações orçamentárias já previstas, mas não contempla as mais de 22 mil nomeações das universidades e institutos federais.
De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026, estão autorizadas 11.382 vagas federais para concursos em andamento e previstos — entre elas, as 3.652 do Concurso Nacional Unificado 2025 (CNU2).
Transformação em curso no setor público
Esther Dweck lembrou que, embora muitas áreas careçam de pessoal, há uma transformação em curso. “Quase todos os órgãos federais têm carência”, observou, mencionando que, em parte, o déficit vem de concursos paralisados desde 2013/2014. Ela também afirmou que nos próximos dez anos cerca de 180 mil servidores poderão se aposentar, o que poderá aumentar a demanda por reposição e renovação do serviço público.
Sobre a Reforma Administrativa, Dweck garantiu que medidas já estão em curso no Executivo, como a reestruturação de 86% das carreiras, com 20 níveis de progressão. No entanto, ressaltou que mudanças mais profundas, especialmente as que envolvem o combate a supersalários, dependem de consenso político entre os Três Poderes.