AMAZÔNIA LIVE

Antes da COP30, a Cultura: Belém brilha com evento que une mundo e floresta

Belém se consolida como palco de discussões e soluções para o futuro da maior floresta tropical do mundo.

Para o Governador do Pará, Helder Barbalho, não apenas a COP30, como também os eventos culturais do movimento Amazônia Live – Hoje e Sempre, destacam o momento de consolidação do estado do Pará e de Belém como referência deste processo de sustentabilidade
Para o Governador do Pará, Helder Barbalho, não apenas a COP30, como também os eventos culturais do movimento Amazônia Live – Hoje e Sempre, destacam o momento de consolidação do estado do Pará e de Belém como referência deste processo de sustentabilidade. Foto: Irene Almeida

Chamar a atenção do mundo para a necessidade de manter a floresta em pé, por meio da proteção de seus povos originários. Com esse grande propósito em foco, o movimento Amazônia Live – Hoje e Sempre leva um espetáculo inédito para o cenário exuberante do Rio Guamá, em Belém. O palco flutuante em formato de vitória régia foi instalado no meio do rio para receber, nesta quarta-feira (17), as artistas Mariah Carey, Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara para um especial de TV que será transmitido para todo o Brasil. Amazônia Live – Hoje e Sempre é um movimento de Rock in Rio e The Town, com patrocínio principal da Vale.

Em Belém para acompanhar o espetáculo, a vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza Brasil, Roberta Medina, lembrou que a jornada de sustentabilidade da marca já vem de longa data. “O olhar social do Rock in Rio nasce em 1985, quando ele é criado para dar voz a uma juventude que buscava por liberdade de expressão no fim da ditadura militar. De lá pra cá, o Rock in Rio vem sempre sendo utilizado como plataforma para dar voz a causas e a gente fala com o grande público”, lembrou.

Roberta Medina, lembrou que a jornada de sustentabilidade da marca já vem de longa data.
Roberta Medina lembrou que a jornada de sustentabilidade da marca já vem de longa data. Foto: Irene Almeida

“Os nossos eventos já são neutros em carbono desde 2006, os nossos festivais todos são certificados pela ISO 20121 dos Eventos Sustentáveis. Então, tem muito que é feito para dentro dos festivais e a gente vai criando iniciativas pra fora para chamar a atenção e dar potência a essas causas”.

Amazônia Live – Hoje e Sempre

O especial de TV pensado no contexto da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em novembro também na capital paraense, é mais uma iniciativa do movimento Amazônia Live – Hoje e Sempre. O movimento comandado pelo Rock in Rio e The Town, juntos Por Um Mundo Melhor, coloca os holofotes sobre a Amazônia através de diversas iniciativas.

Como forma de colaborar com a construção de um legado para a floresta e para as pessoas que vivem nos territórios, Amazônia Live – Hoje e Sempre selecionou, através de um edital de concessão de apoio financeiro, seis iniciativas de organizações sem fins lucrativos que atuam com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo na Região Metropolitana de Belém. No total, o edital previa a concessão de apoio financeiro no valor de R$2 milhões, além de oferta de suporte técnico para as iniciativas selecionadas.

Com o espetáculo de TV montado em formato inédito no palco flutuante, o movimento também busca conscientizar, através da arte, sobre a importância de se valorizar a floresta em pé.

Para o Governador do Pará, Helder Barbalho, não apenas a COP30, como também os eventos culturais do movimento Amazônia Live – Hoje e Sempre, destacam o momento de consolidação do estado do Pará e de Belém como referência deste processo de sustentabilidade. “Nós temos absoluta compreensão da visibilidade que o estado do Pará, hoje, atrai sendo sede da COP e que nos desafia a enxergar e aproveitar a oportunidade do que isso nos deixa de legado na agenda ambiental em toda a transversalidade que esta agenda nos traz”, destacou, ao apontar os números dos impactos que já estão sendo sentidos.

“Nós fizemos uma comparação do número de turistas que desceram no Aeroporto Internacional de Belém nos primeiros seis meses deste ano, comparado com o mesmo período do ano anterior, e estamos falando de 15% a mais de passageiros que transitaram. Nós estamos falando de 268% a mais em número de empresas que foram abertas no estado do Pará no primeiro semestre deste ano. Nós estamos falando de um crescimento do PIB de 3.5%, colocando o Pará como o terceiro estado com maior projeção do crescimento do PIB para 2025”.

Em meio a todo este cenário, as iniciativas do Amazônia Live – Hoje e Sempre somam-se à união de esforços em busca de um desenvolvimento que valorize e garanta protagonismo às populações que vivem na floresta. Toda a iniciativa, inclusive, é realizada a partir de recursos privados do próprio Rock World e patrocinadores e parceiros. “A Vale está no Pará há 40 anos, então, a gente tem uma relação longa com esse estado e é uma relação que conjuga relacionamento econômico com sustentabilidade e preservação ambiental”, destacou Leandro Modé, diretor de comunicação e marca da Vale.

Governador Helder Barbalho. Foto: Irene Almeida

O projeto tem patrocínio principal da Vale, apoio da Gerdau, da Heineken e do Banco da Amazônia, e parceria de conteúdo e mídia com TV Globo, jornal O Globo e Folha de S. Paulo.

Grande Encontro por Um Mundo Melhor

E o show não para por aí. No próximo dia 20 de setembro será a vez da cantora Ivete animar o público. Iniciativa do Amazônia Live – Hoje e Sempre, o Grande Encontro Por Um Mundo Melhor levará um grande show gratuito da cantora ao Estádio Mangueirão, cujos dois lotes de ingressos se esgotaram em apenas algumas horas.