
A Arquidiocese de Belém divulgou os bispos que presidirão as missas da Quinzena do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2025, evento central da religiosidade paraense que se estende de 12 a 26 de outubro. As celebrações também incluem cerimônias especiais antes e após esse.
Entre os destaques, está o Dom José Belisário da Silva, arcebispo emérito de São Luís (MA), que fará três dias de retiro — com pregações ligadas à fé — nos dias 20, 21 e 22 de outubro.
Também estão confirmados na programação Dom Francisco Biasin (bispo emérito do RJ), Dom Bernardino Marchiò (PE) e outros bispos do Regional Norte II.
As celebrações iniciam em 10 de outubro, com Dom Paulo Andreolli presidindo a Missa de Saída do Traslado para Ananindeua e Marituba, às 19h, no Santuário de Nossa Senhora das Graças. No dia 11, Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo emérito de Belém, celebrará a Romaria Fluvial, às 7h30.
A Missa do Círio será realizada no dia 12, às 6h na Catedral, por Dom Alberto, seguida pela Missa da Chegada na Praça Santuário às 12h30 com Dom Paulo. À noite, às 18h, Dom Júlio Endi Akamine celebrará a missa de abertura da Quinzena na Basílica Santuário.
Outras cerimônias programadas incluem a missa da Romaria da Juventude em 18 de outubro, que será liderada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo de Macapá.
Segundo Dom Alberto Taveira Corrêa, o convite aos bispos de várias regiões busca ampliar a evangelização durante a Quaresma de Círio, por meio das pregações nas missas, complementando o que já acontece nas peregrinações às casas das famílias.