
Belém e Pará - Começou ontem, 15, a 36ª Semana do Japão no Pará, promovida pela Associação Nipo-Amazônia Nipo Brasileira em parceria com o Consulado do Japão em Belém. Até quinta-feira, a programação se concentra em oficinas de artes, esportes, culinária e caligrafia japonesa, na sede da Nipo, localizada na Rua 14 de Março com a avenida Governador José Malcher, no bairro de São Brás.
“Eu acho que é uma grande oportunidade para celebrar a amizade entre o Japão e o Brasil. E também é uma grande oportunidade para que as pessoas em Belém conheçam mais sobre a cultura japonesa e se familiarizem com o japonês”, disse a cônsul do Japão em Belém, Makiko Ito.
Neste ano, o evento celebra os 130 anos da amizade entre Brasil e Japão, e o Pará possui uma das maiores colônias de descendentes de japoneses no país. “A distância entre o Brasil e o Japão é muito grande, estão em lados opostos no mundo. Mas eu acho que essa distância é apenas geográfica, porque sinto que a amizade entre os dois países é muito forte. Espero que todos que venham a este evento esqueçam essa distância e se tornem nossos amigos também”, convida a cônsul.
Além das oficinas, a programação encerra-se com o Festival Amazônia Matsuri, de 19 a 21 de setembro, no Centur. O público poderá participar de apresentações culturais, feira de gastronomia, exposições, demonstrações de Bon Odori – dança tradicional – e palestras.

Naomi Naito, 23, aluna de artes visuais na UFPA e neta de japoneses, participou de uma oficina de Bon Odori. “Para mim é muito importante vir pra cá, fazer essas oficinas e que elas existam para que a cultura seja disseminada cada vez mais. Venho pela importância de preservar a cultura”, opina Naomi.