Pará - Com a conta de luz cada vez mais presente nas preocupações do consumidor, entender como ela é calculada pode ajudar a evitar surpresas no fim do mês e até identificar erros de cobrança. Apesar disso, muitos usuários ainda têm dúvidas sobre como fazer a leitura correta do medidor de energia e interpretar os detalhes que aparecem na fatura.
Para entender melhor a conta, pagar, acompanhar o consumo, tributos e descontos, é necessário conhecer os elementos que compõem o documento. Por isso, a Equatorial Pará possui um modelo de fatura que disponibiliza todas essas informações ao cliente. Segundo a gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Pará, Luciana Carmo, é fundamental o consumidor ficar atento aos detalhes da fatura referentes a informações pessoais e número da Conta Contrato, este importante para a realização de pedidos de religação, manutenção e qualquer outro processo ou serviço solicitado à distribuidora de energia.
A Equatorial Pará orienta a todos os clientes sobre a correta leitura da fatura de energia elétrica. “Isso é muito importante para que o consumidor possa fazer um controle melhor tanto do seu consumo, como também ter o melhor entendimento dos itens que compõem essa fatura”, salienta Carmo.
Na primeira parte da fatura, estão discriminados o grupo de tensão, tipo de tarifa e de fornecimento, além da classificação do cliente, que pode ser baixa renda ou não. Um pouco mais abaixo, estão os dados principais do consumidor, como nome, endereço, CEP e cidade, além de alguns dígitos do CPF para fins de identificação. No mesmo espaço estão o mês de pagamento, valor da fatura e data de vencimento.
“O que está compondo aquela fatura vem desde a informação de consumo, como a parte do que tem de adicional de bandeira que o cliente está pagando, e tem os itens financeiros, como a cobrança de iluminação pública. No caso de pagamento fora do vencimento, há informações também de juros, multa e mais abaixo as informações do período de leitura, que é sempre importante para o cliente se atentar para saber qual é o período que ele está pagando aquela fatura de energia”, descreve Luciana Carmo.
Muitas vezes o cliente se baseia em fazer comparativo do seu perfil de consumo entre um mês e outro pelo valor final da sua fatura. Luciana Carmo explica que isso é uma forma errônea de fazer a leitura da conta porque de um mês para outro pode variar a bandeira tarifária. “Em um mês pode ser a bandeira verde que não vai ter nenhum custo adicional, mas no mês seguinte pode ser a bandeira vermelha. Quando o cliente olha apenas o valor final da sua fatura, ele deixa de ter uma crítica maior dos itens que estão sendo cobrados naquela conta.”
A fatura também apresenta os dados mensais de benefícios, se existentes, do cliente e tributos cobrados. Essas informações são descritas por extenso e em gráficos, referentes aos meses anteriores, para melhor visualização do comportamento do consumo durante esse período.
Há espaços para reaviso de vencimento, no caso de faturas atrasadas, e outras informações para o cliente, como é o caso do cadastro na Tarifa Social, benefício que também vem destacado na conta. Já no final da fatura consta o QR-Code para pagamento por meio do PIX e mais abaixo o código de barras para o consumidor que preferir pagar a conta como boleto bancário, seja online no Internet Banking ou em casas lotéricas de maneira presencial.
“É sempre importante reforçar que o custo total da fatura não é integralmente direcionado à Equatorial. De uma fatura de 100 reais, apenas R$ 33,50 fica com a Equatorial e o restante é dividido entre custos de geração e de transporte dessa energia, até os próprios encargos setoriais que também são custos na fatura de energia”, finaliza Luciana Carmo.