CINEMA

'Malês' chega a Belém com pré-estreia nesta terça-feira (16) no cine Líbero Luxardo

Filme mostra a Revolta dos Malês, levante organizado por escravos. O ator e diretor de 'Malês', Antônio Pitanga, vai estar na sessão da pré-estreia em Belém.

O filme “Malês”, dirigido por Antônio Pitanga e aclamado em diversos festivais de cinema, terá sessão especial de pré-estreia nesta terça-feira (16)
Filme mostra a Revolta dos Malês, levante organizado por escravos. O ator e diretor de 'Malês', Antônio Pitanga, vai estar na sessão da pré-estreia em Belém.

O filme “Malês”, dirigido por Antônio Pitanga e aclamado em diversos festivais de cinema, terá sessão especial de pré-estreia nesta terça-feira (16), às 19h30, no cine Líbero Luxardo, em Belém. O ator e diretor do longa está na capital paraense e participará da sessão.

A sessão terá ingressos vendidos a 12 reais. A bilheteria do cinema abre uma hora antes do início da sessão. A compra deve ser realizada em dinheiro.

O drama, baseado em fatos históricos, retrata a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão, em 1835.

Encabeçada por africanos muçulmanos, chamados de malês, a rebelião aconteceu no final do Ramadã, celebrado em janeiro pelo Islã. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.

No longa, Antônio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes do levante que reforçava a importância da participação de diferentes tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão.

O filme também apresenta os outros nomes reais envolvidos na rebelião, como Ahuna (Rodrigo de Odé), Manoel Calafate  (Bukassa Kabengele), Vitório Sule (Heraldo de Deus) e Luís Sanim (Thiago Justino), além de personagens fictícios que retratam dramas reais, como Dassalu (Rocco Pitanga), Sabina (Camila Pitanga) e Abayome (Samira Carvalho).

Conversa com estudantes em Belém- Pela manhã, Pitanga também participa de uma exibição especial seguida de debate, realizada em parceria com Universidade Federal do Pará, União Nacional dos Estudantes, (UNE), Movimento Educação Popular Emancipa e Casa Ninja Belém. Para esta sessão, a entrada será gratuita mediante retirada de ingresso na bilheteria do cinema.

Serviço:

“Malês” terá estreia nacional em 2 de outubro.

Cine Líbero Luxardo, no prédio do Centur, na avenida Gentil Bittencourt, 650, em Nazaré.  

Dia: 16 de setembro

Hora: 19h30

Ingressos: 12 reais

A bilheteria abre uma hora antes das sessões.