O Dia do Cliente é celebrado no Brasil nesta segunda-feira (15). A data foi concebida para valorizar a relação entre empresas e consumidores, estimulando as vendas e a fidelização. O dia foi criado no ano de 2003 no Rio Grande do Sul, com a ideia de estimular o varejo em setembro, mês que historicamente apresentava baixo movimento de vendas. A celebração ganhou força ao longo dos anos, com muitas cidades incluindo a data em seu calendário oficial de eventos comerciais.
De acordo com Igo Silva, gerente da Agência Metropolitana do Sebrae no Pará, para que o negócio tenha sucesso, um dos pontos fundamentais e importantes do empreendedor é conhecer bem o público ao qual quer atender e entregar produto e serviço. Ele ressalta que empresas que possuem o tato de conhecer o cliente e de se aproximar dele, a tendência é que elas tenham mais sucesso. “As empresas conseguem converter isso em vendas e fazer com que o cliente se sinta mais próximo da sua marca, produto e serviço.”
A fidelização do cliente também é fundamental para as empresas. “Fidelizar o cliente é transformar o comprador em promotor da marca, aquela pessoa que vai ter um vínculo mais duradouro, um vínculo de confiança com a marca ao qual está se relacionando”, frisa Igo Silva. “A fidelização fortalece a reputação do empreendimento porque o cliente vai falar bem da sua marca e divulgar para amigos e familiares. Então, a fidelização faz do cliente ser realmente um grande defensor da marca.”
Para a fidelização, é imprescindível que o atendimento seja bem preparado, de forma que o cliente se sinta fiel e próximo da marca. Além disso, manter o relacionamento pós-venda também é uma grande ferramenta de fidelização. “Você consegue verificar pedindo uma avaliação daquele produto ou serviço e com isso você gera o engajamento, gera no cliente o sentimento de que você está preocupado em atendê-lo da melhor maneira possível.” O empreendedor pode mapear o perfil do cliente, entendendo porque ele compra, como ele se sente quando ele compra e o que ele espera do produto e serviço.
O Sebrae pode fornecer orientações para o pequeno negócio em relação à melhora do relacionamento com o consumidor. De acordo com Igo Silva, primeiramente é importante que o empreendedor faça um bom planejamento de gestão do relacionamento com o seu cliente. “Por exemplo, preparar um calendário de datas comemorativas do ano e traçar estratégias assertivas de marketing para atrair clientes e se relacionar com os que já estão na sua carteira”, explica. Criar ofertas especiais, descontos atraentes e programas de fidelidade são ferramentas para se relacionar e atrair também consumidores.
“Logo, ter um bom conhecimento do público, acompanhar os resultados, mensurar as campanhas e os resultados de ofertas são necessários para ajudar o empreendedor a melhorar o desempenho do empreendimento, as vendas e ter uma empresa cada dia mais de sucesso”, finaliza Igo Silva.