
A “Frente de Articulação da Cultura Popular” promove em Belém um grande cortejo cultural que reunirá diferentes manifestações artísticas da Amazônia neste domingo, 14, a partir das 9h, com saída da Escadinha da Estação das Docas. O evento contará com a participação das Escolas de Samba Associadas (ESA), grupos parafolclóricos, quadrilhas juninas, grupos de carimbó, toadas, pássaros juninos, entre outras expressões culturais que dão vida ao calendário cultural da região.
Mais do que um desfile festivo, o cortejo tem como objetivo fortalecer a cultura amazônica e dar visibilidade ao trabalho dos artistas e fazedores de cultura locais, que mantêm viva a memória e a identidade do povo paraense. De acordo com os organizadores, o movimento surge num momento estratégico, com a realização da COP-30 em Belém, mas quando, até agora, as programações que ganham destaque são as nacionais e internacionais.
A iniciativa pretende chamar atenção para a importância de inserir a arte e a cultura amazônica na agenda do evento internacional como território de uma produção artística diversa e rica.
Para os organizadores, o cortejo também simboliza resistência e afirmação da identidade amazônica, além de ser um convite à sociedade para reconhecer e valorizar os artistas da região, que transformam suas tradições em espetáculo, memória e expressão coletiva.