Durante uma caminhada pelo centro comercial de Belém, não demora muito para que uma abordagem característica revele a permanência de uma prática antiga: a compra e venda de ouro. Ainda no início da movimentada Rua João Alfredo, pequenos cartões com ofertas de joalherias são entregues a quem passa. Em outro ponto da cidade, no início da avenida José Malcher, placas em um amarelo vibrante também chamam a atenção com os dizeres “compro ouro”. Mas, afinal, como funciona o mercado de compra e venda desse metal?
O economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon-PA), Pablo Damasceno, esclarece que o mercado de ouro envolve tanto a compra e venda de ouro físico, seja em forma de barras ou moedas, como também de ativos financeiros como ETFs (fundos de investimento em renda fixo ou variável) e contratos futuros. “Investidores podem comprar ouro como forma de diversificação de carteira e proteção contra a inflação e crises”, aponta.
Nesse sentido, o economista explica que, para investir em ouro, é possível comprar barras ou moedas de ouro em instituições financeiras ou lojas especializadas. Também é possível investir em fundos de índice que acompanham o preço do ouro. E, ainda, em contratos futuros, que são acordos para comprar ou vender ouro em uma data futura a um preço predeterminado.
“O ouro tem sido uma commodity valorizada há séculos e, nos tempos modernos, é um componente popular em portfólios de investimento. Historicamente, o metal tem proporcionado retornos atraentes a longo prazo, com uma valorização média de cerca de 8% ao ano nos últimos 20 anos”.
Apesar das vantagens, Pablo Damasceno alerta que é preciso ficar atento a alguns aspectos importantes, como, por exemplo, a possibilidade do ouro físico ter um deságio em relação ao preço de mercado, influenciado por custos de transporte, refino e segurança.
O economista alerta que existem custos associados à compra e venda de ouro, como taxas de corretagem, impostos e custos de armazenamento. Além disso, também é preciso atentar para a regulamentação. Pablo destaca que o mercado de ouro é regulamentado, portanto, é fundamental verificar se a instituição escolhida é autorizada a operar neste mercado.
Outro ponto importante é que o preço do ouro sofre influência de fatores como: oferta e demanda global e instabilidade econômica e política. “O preço do ouro é definido principalmente pela oferta e demanda no mercado global, influenciado por diversos fatores econômicos, políticos e psicológicos”, afirma o economista. “É uma commodity valiosa e utilizada como reserva de valor, o que faz com que sua cotação varie conforme a percepção de risco e segurança dos investidores. Riscos geopolíticos como guerras e instabilidade política podem valorizar o ouro devido investidores buscarem segurança”.
Outra forma comum de compra e venda de ouro é a negociação de peças usadas. É o caso de joias pessoais que uma pessoa física tem e que deseja vender para garantir um dinheiro extra ou mesmo para se desfazer de uma joia que não deseja mais.
Nesses casos – exemplificados pela oferta de compra de ouro por joalherias do Centro Comercial de Belém -, além da própria cotação do ouro no momento da negociação, também são considerados fatores como peso e pureza das peças, o design da joia e ainda o seu potencial de revenda. Para que seja possível realizar uma negociação segura, além de se certificar que o comprador é regularizado, uma estratégia é fazer mais de uma cotação para se decidir pela mais vantajosa.
saiba mais
l Como funciona
a compra
1. Definir o tipo de investimento:
Ouro físico ou ativos financeiros.
2. Escolher a forma de investimento:
Pesquisar e comparar corretoras, casas de câmbio ou empresas especializadas.
3. Acompanhar o preço do ouro:
Monitorar a cotação do ouro em tempo real, que varia de acordo com o mercado.
4. Realizar a compra:
Efetuar a compra de ouro físico ou investir em ativos financeiros, seguindo os procedimentos da instituição escolhida.
l Como funciona
a venda
1. Avaliação:
Se for ouro físico, pode ser necessário avaliar o ouro para determinar o teor de pureza e o peso.
2. Escolher a forma de venda:
Se for ouro físico, encontrar um comprador interessado, como uma casa de compra de ouro ou uma instituição financeira.
3. Negociação:
Negociar o preço do ouro com base na cotação do mercado e nas condições do comprador.
4. Recebimento do pagamento:
Receber o pagamento de acordo com a forma acordada com o comprador.
Fonte: Pablo Damasceno, economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon-PA).