TEMPORÁRIOS

Anvisa busca aval para preencher 500 vagas

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode realizar processo seletivo para cargos de nível superior

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Um novo concurso da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode ser realizado em breve, por meio de processo seletivo, para o preenchimento de 500 vagas em caráter temporário.

Por meio de nota técnica, foi confirmado o envio de um novo pedido de autorização ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. A intenção da agência, caso o pedido seja acatado, é definir a banca organizadora ainda em 2025, para que o edital de abertura de inscrições possa ser publicado em janeiro do ano que vem.

Vale lembrar que, em maio, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional para a criação de 385 vagas na Anvisa, além de mais 129 postos de especialista em regulação e vigilância sanitária, por meio de extinção de 389 vagas de técnicos, auxiliares e agentes administrativos, atualmente em aberto.

O novo pedido de aval para a Anvisa para preenchimentos temporários é para cargos de nível superior, para atuar nas seguintes áreas: análises de processos regulatórios; avaliação de risco sanitário; apoio à regulação de políticas públicas; fiscalização e monitoramento. A duração prevista dos contratos é de até cinco anos.

Concurso Anvisa: Detalhes e Expectativas

O último concurso da Anvisa ainda está em validade e ocorreu em 2024, com uma oferta de 178 vagas para o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária, sendo 50 para o preenchimento imediato e 128 para formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.