Uma fila quilométrica se formou na tarde desta sexta-feira (12) em frente ao Café com Arte, tradicional bar e restaurante no bairro de Nazaré, em Belém. O motivo: o anúncio da distribuição gratuita de 13 barris de chope, em comemoração à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.
Desde as 17h, o movimento já era intenso. Centenas de pessoas se aglomeraram na calçada em frente ao estabelecimento, formando uma fila que deu voltas no quarteirão. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram o entusiasmo do público, que lotou o espaço muito antes do início do evento, chamado “Lockdown”.
O nome do evento e o número de barris não foram escolhidos por acaso: fazem referência direta ao número 13, símbolo do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ação teve forte caráter político e foi celebrada por apoiadores do governo e críticos do ex-presidente.
O happy hour com chope liberado foi apenas o início da noite. Às 23h, a banda Lola y Los Minos subiu ao palco, garantindo a continuação da festa. A organização disponibilizou ainda 300 ingressos na portaria, ao preço de R$ 20 cada.
A celebração aconteceu um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, sendo 24 anos e 9 meses em regime fechado e o restante em regime semiaberto. Esta é a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente é condenado por tentativa de golpe de Estado.
Enquanto os debates políticos continuam nas esferas institucionais, nas ruas de Belém, o clima foi de chope, música e fila gigante para comemorar um momento considerado histórico por muitos.