CONTEÚDO DE MARCA

Encontro discute papel do etanol e biocombustíveis na transição energética rumo à COP 30

As entidades do setor representam mais de 350 agroindústrias de etanol em todo o país e são esperados para o evento 200 pessoas.

Reprodução
Reprodução

Em contagem regressiva para a COP30, que será realizada em 2025 na capital paraense, Belém recebe, no dia 3 de outubro, um evento preparatório voltado ao debate sobre a transição energética. O encontro “Etanol & COP 30: Liderança Brasileira Energética Global”
será das 8h às 13h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com
transmissão ao vivo pelo Canal da Indústria no Youtube. Realizado pela Bioenergia Brasil, FIEPA, Jornada COP+ e Sindicanálcool Bioenergia, o encontro pretende discutir as estratégias brasileiras de biocombustíveis para a COP 30, analisando seus benefícios globais e o papel do setor privado na transição energética.

De acordo com Milton Campelo, presidente do Sindicanálcool Bioenergia (Sindicato dos
Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará), o evento é uma oportunidade única para as lideranças do setor demonstrarem a experiência do Brasil na produção de biocombustíveis, especialmente etanol de biomassas, cana-de-açúcar, milho e outros grãos. “A COP 30 será uma grande chance para o mundo conhecer a competência do Brasil em produzir energia limpa, sustentável e inclusiva e o evento servirá como uma oportunidade preparatória para a COP 30, demonstrando que a produção de etanol no Brasil não compete com a produção de alimentos, mas sim contribui para aumentar a produtividade agrícola”, afirma o presidente do sindicato.

As entidades do setor representam mais de 350 agroindústrias de etanol em todo o país e
são esperados para o evento 200 pessoas. Entre os assuntos que serão debatidos, estão a
expansão, sustentabilidade e futuro da bioenergia no Brasil; os impactos dos biocombustíveis na matriz de combustíveis nacional e comparar o Brasil com o mundo; etanol como combustível estratégico para a modalidade urbana, aviação e transporte marítimo na rota da descarbonização; desenvolvimento regional, a partir de setores como a agroindústria de bioenergia; redução de Carbono, através da estratégia RenovaBio; e o potencial do mercado brasileiro de etanol nos próximos anos.

Dados do setor

Reconhecido mundialmente pelo uso de fontes renováveis, o Brasil tem se consolidado como uma das principais referências globais em energia limpa. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), somente em 2024 o Brasil evitou a emissão de aproximadamente 35,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por meio da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o equivalente às emissões anuais de cerca de 7,5 milhões de veículos.

Além disso, o país ocupa posição de destaque na produção de combustíveis renováveis. Em 2023, o Brasil alcançou um recorde histórico na produção de etanol e biodiesel, somando quase 43 bilhões de litros. A produção de etanol foi de 35,4 bilhões de litros, com um aumento de 15,5% em relação a 2022. Já a produção de biodiesel superou 7,5 bilhões de litros no mesmo ano, consolidando o Brasil como líder global tanto no etanol de cana-de-açúcar quanto no biodiesel.

Evento quer estabelecer compromissos para o setor

A expectativa é que a iniciativa contribua para a formulação de propostas consistentes, alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à consolidação dos biocombustíveis como um
dos pilares da transição energética brasileira. Ao final do evento, será elaborada e apresentada uma Carta Compromisso do Setor de Etanol. “O documento irá destacar o papel fundamental do setor na transição energética, no combate à insegurança alimentar, para a mitigação das mudanças climáticas e para o combate à desigualdade social”, destaca Milton Campelo.

Serviço: Etanol & COP 30: Liderança Brasileira Energética Global
Data: 3 de outubro (sexta-feira)
Hora: 8h às 13h
Local: FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará, Travessa Quintino Bocaiúva,
1588, Nazaré, Belém-PA, (Salão de Eventos da FIEPA – 9º andar)
Mais informações: https://www.fiepa.org.br/event-details/etanol-e-cop-30-lideranca-
brasileira-energetica-global

*Texto de Mayra Leal