Esta sexta-feira, 12, é o último dia para os fiéis acompanharem a exposição fotográfica com imagens do trabalho de restauro da Basílica Santuário de Nazaré, na Praça Santuário, em Belém. A mostra reúne 20 fotos feitas por Renato Chalu com detalhes dos trabalhos das equipes de restauração. Ao todo, a obra na parte interna da Basílica durou 21 meses e foi entregue na última segunda-feira, 08. As fotos expostas registram justamente esses momentos de transformação, revelando o cuidado minucioso das equipes em cada etapa do trabalho.
“A exposição é uma forma de aproximar as pessoas dos trabalhos que estão ocorrendo na igreja. Algumas etapas do restauro podem ser apreciadas na exposição fotográfica, importante ferramenta que estabelece vínculo afetivo com quem observa o movimento diário dos trabalhadores na Basílica”, explica Luci Azevedo, coordenadora geral das obras de restauro.
Walter Lopes, 63, militar da reserva, observou a exposição ontem. Ele elogiou a reforma e disse que Nossa Senhora foi muito importante na vida dele durante a pandemia. “Com a profissão que eu tive, Nossa Senhora me ajudou muito. Na pandemia me apeguei muito, não tive Covid. Até hoje nunca tive. Isso eu devo a ela”, conta.
A estudante Luciana Mello, 22, disse que a Basílica ficou com as cores muito vivas, elogiou a nova iluminação do altar e contou que Maria foi importante no momento em que ela se mudou de Oeiras do Pará para Belém, há dois anos. “De certa forma eu me sentia sozinha, me apeguei a ela e venho sempre aqui, então foi muito emocionante ver a Basílica desse jeito e aberta outra vez”, diz.
Além da beleza renovada, a reforma contemplou a restauração de vitrais, pinturas e capitéis, a substituição completa do telhado e da parte elétrica, além do douramento do altar-mor com aplicação de folhas de ouro.