Neste sábado, dia 13, os Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que integram o Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), participam de uma grande mobilização nacional para acelerar o acesso de pacientes a consultas, exames e cirurgias.
A iniciativa faz parte do “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas”, promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e ocorrerá simultaneamente em 45 hospitais universitários do país. A expectativa é de que cerca de 20 mil procedimentos sejam realizados em todo o Brasil.
No HUBFS, estão previstos aproximadamente 600 exames, como:
- Audiometrias infantis
- Videolaringoscopias
- Exames oftalmológicos
Além disso, serão feitas cerca de 150 consultas em otorrinolaringologia e oftalmologia, além de procedimentos cirúrgicos.
Já no HUJBB, o mutirão vai oferecer:
- Tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas com contraste
- Ultrassonografias e ecocardiogramas
- Biópsias de cabeça, pescoço e dermatológicas
- Colonoscopias, entre outros exames
No total, são esperados cerca de 350 atendimentos no HUJBB.
A ação é voltada exclusivamente aos pacientes que já estavam na fila de espera e que tiveram seus procedimentos agendados especialmente para o mutirão, antecipando os atendimentos e contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dia “E” – Ebserh em Ação
O mutirão integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde, como parte dos esforços para reduzir o tempo de espera e melhorar o acesso aos serviços especializados no SUS.