A comunicação pública no Brasil ganha reforço estratégico com a entrada oficial da TV Cultura do Pará na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O acordo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (10), na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, e marca um passo importante para ampliar o alcance e a qualidade do conteúdo público na região Norte.
A parceria, firmada entre a EBC e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), permitirá que o sinal da TV Brasil chegue a 53 municípios do interior paraense por meio da TV Cultura do Pará. Além disso, a emissora paraense passa a ter acesso aos benefícios do Programa Brasil Digital, que prevê recursos para expansão da infraestrutura e melhoria da transmissão.
Outro ponto central do acordo é o compromisso da TV Cultura do Pará de exibir entre 3 e 7 horas semanais de conteúdos produzidos pela EBC. Essa troca de produções jornalísticas, culturais e educativas fortalece o papel das emissoras públicas como fontes de informação de qualidade, diversidade cultural e educação cidadã.
Expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública
“Estamos às portas da COP30, e a TV Cultura do Pará tem tradição de quatro décadas fazendo comunicação pública de excelência. Esse acordo vai permitir que estejamos ainda mais próximos da população paraense”, destacou André Basbaum, presidente da EBC.
Para Miro Sanova, presidente da Funtelpa, o momento é de integração e fortalecimento da rede: “Queremos estreitar ainda mais essas relações, apoiar a EBC e fazer com que a comunicação pública seja cada vez mais relevante para o nosso estado.”
Rádio Cultura FM e a Cobertura da COP30
Durante o evento, também foi apresentado o interesse da Rádio Cultura FM em aderir à RNCP, o que poderá ampliar o alcance da comunicação pública para o rádio em breve.
A parceria inclui ainda planejamento conjunto para a cobertura da COP30, que será realizada em Belém em novembro de 2025. A proposta é valorizar as vozes amazônicas, levando ao mundo conteúdos produzidos por jornalistas locais e dando protagonismo à região.
O acordo reforça o papel estratégico da Cultura Rede de Comunicação como elo fundamental entre o Pará e a rede nacional, garantindo maior visibilidade para produções locais e fortalecendo políticas públicas de comunicação pública.