
O senador Marcos do Val (Podemos–ES) afirmou nesta quarta-feira (10/9) que se encontrou com o ministro do STF, Luiz Fux, em 4 de junho, durante o intervalo de uma sessão do tribunal. Segundo o senador, o encontro foi “alinhado com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio”, e que ele exibiu supostas trocas de emails com o gabinete de Fux para comprovar o fato.
Durante a live, do Val relata que teria dito ao ministro:
“Converse com os seus colegas ministros sobre a gravidade dos crimes que Alexandre está cometendo (…) caso perceba que de fato vai iniciar uma mudança de rumos da sua postura dentro do STF, você não entrará na lista que vai ser apresentada onde estarão todos os outros ministros sem visto”.
O senador também afirmou, sem apresentar provas, que discutiu o assunto com autoridades do governo norte-americano em uma viagem aos EUA no mês de julho — apesar de haver uma decisão judicial de Moraes retendo seu passaporte. Ao retornar ao Brasil, do Val foi alvo de uma operação da Polícia Federal por descumprir essa determinação.
Ele ainda mencionou que teria reunião marcada para o mesmo dia, com representantes do Departamento de Estado dos EUA, e concluiu: “Depois de hoje, Fux está seguindo o que havia sido prometido.”
Com informações do Metrópoles.