Serão quase dois meses de oficinas com formação e preparação com foco no empreendedorismo para várias pessoas de cinco bairros da capital paraense. É o início do projeto “Círio Iluminado 2025”. A ação começou nesta segunda-feira no bairro do Tenoné. A associação dos moradores abriu as portas para receber os arte-educadores e participantes da oficinas de artesanato.
“É muito importante para a comunidade um evento desse, já que ele traz para nós uma possibilidade de renda a mais, uma renda para quem não tem nada e outra para quem já tem mas quer aumentar o seu ganho. Uma oficina dessas, de forma gratuita, com os materiais inclusos, é uma serventia muito grande porque a gente vê que tem pessoas preocupadas com o futuro de uma comunidade carente”, garante Ruth Cordeiro, coordenadora da Associação dos moradores do Tenoné II.
Cinco bairros de Belém vão receber as oficinas. Além do Tenoné, Umarizal, Telégrafo, Castanheira e Jurunas contam com as ações, todas de forma gratuita. Oportunidade que Gorete aproveitou junto com a mãe, dona Raimunda, de 95 anos. “Minha mãe, mesmo com a idade avançada gosta de aprender coisas novas, quando descobri a oficina inscrevi logo nós duas, é uma oportunidade importante, garantiu Gorete.
Encontro de Fé, Cultura e Responsabilidade Social
A abertura de portas e oportunidades faz parte do dna do projeto. “O Círio Iluminado é um momento de encontro entre fé, cultura e responsabilidade social. As ações da Equatorial reforçam o cuidado com a cidade e com as pessoas. Nosso propósito é valorizar a tradição do Círio e, ao mesmo tempo, deixar um legado positivo para a comunidade”, afirma Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará.
A energia positiva criada durante a oficina é um combustível a mais no trabalho da arte-educadora, Lilian Oliveira. “Me deixa orgulhosa como profissional, ver a satisfação deles. O sorriso no rosto, o orgulho de ter concluído, não tem sensação maior de felicidade do saber que a missão social está sendo cumprida”, garante Lilian.
Para Olívio Rafael, o projeto é a a possibilidade de gerar rendas para as comunidade que serão impactadas. “O projeto é um elo de ligação entre um objetivo e o benefício para a população, as pessoas que participam das oficinas. Empresas como a Equatorial têm esse olhar e conseguem ver a concretização do objetivo de cada projeto”, constata Olívio.
As inscrições das oficinas são gratuitas, seguem abertas e podem ser feitas pelo perfil do projeto no Instagram: @cirioiluminado.
Serviço
Datas, bairros, oficinas e horários
- Tenoné
Oficinas de Artesanato
Onde: Associação de Moradores do Tenoné II (Rua Primeira, 235 – entre Primeira e Segunda Travessas)
Quando: De 8 a 12 de setembro
Horário: Manhã (9h às 12h) e Tarde (14h às 17h) - Umarizal
Oficinas de Pintura e Artesanato
Onde: APAE Belém (Av. Generalíssimo Deodoro, 413)
Quando: De 15 a 19 de setembro
Horário: Manhã (9h às 12h) e Tarde (14h às 17h) - Telégrafo
Oficinas de Música do Projeto Sons Inclusivos
Onde: Fundação Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287)
Quando: De 22 a 26 de setembro
Horário: Tarde (14h às 17h) e Noite (18h às 21h) - Tenoné
Oficina de Gastronomia
Onde: Associação de Moradores do Tenoné II (Rua Primeira, 235 – entre Primeira e Segunda Travessas)
Quando: De 20 a 24 de outubro
Horário: Tarde (14h às 17h) - Castanheira
Oficinas de Grafitagem do projeto Rua Viva
Onde: Associação dos Moradores Castanheira (Rua Vinte e Três de Agosto, 125)
Quando: Dias 5 e 6 de setembro
Horário: Manhã (9h às 12h) e Tarde (14h às 17h) - Jurunas
Oficina de Artesanato
Onde: Associação dos Moradores Tancredo Neves (Travessa Monte Alegre, 1546)
Quando: De 27 a 31 de outubro
Horário: Manhã (9h às 12h)