
Para garantir a segurança e a ordem pública durante o Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência, que será realizado no próximo domingo, 7 de setembro, em Belém, o Governo do Estado montou uma operação integrada com as forças armadas e órgãos municipais.
Ao todo, cerca de 630 agentes vão reforçar as ações ostensivas, atuar no bloqueio de vias e organizar o trânsito em torno da avenida Presidente Vargas, onde ocorrerá o evento.
De acordo com o planejamento, coordenado pelo Exército Brasileiro, 32 pontos próximos ao local do desfile serão interditados para veículos a partir das 4h da manhã até 13h.
O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, destacou que a integração entre os órgãos é fundamental para garantir mobilidade e tranquilidade ao público.“As equipes estarão distribuídas tanto nos bloqueios quanto no entorno do evento, realizando rondas e orientando a população para minimizar transtornos e permitir que todos participem da programação com tranquilidade”, afirmou.
O esquema contará com cerca de 600 policiais militares em ações preventivas e ostensivas, com viaturas, motocicletas, policiamento a pé e montado. O reforço começa já nas primeiras horas do domingo. A Polícia Civil também terá efetivo ampliado na Delegacia do Comércio e na Seccional de São Brás para agilizar atendimentos.
Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM)
A Segup instalará ainda o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) na esquina da Rua da Paz com a Presidente Vargas, reunindo representantes de todos os órgãos para o monitoramento em tempo real, com apoio das câmeras do Centro Integrado de Operações (CIOp).
O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) fará sobrevoos, se necessário.Equipes do Detran, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Mobilidade (Segbel) ficarão responsáveis pelo ordenamento e fiscalização do trânsito.
Participação e Duração do Desfile
O desfile, que começa às 9h e deve durar cerca de três horas, reunirá mais de 4,5 mil participantes, entre militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de integrantes de órgãos da segurança pública e instituições estaduais e municipais.