O Brasil tem um novo campeão mundial de surfe. Na noite desta segunda-feira (horário de Brasília), Yago Dora venceu a etapa de Fiji da Liga Mundial de Surfe (WSL) e garantiu seu primeiro título na elite do esporte. O catarinense superou o norte-americano Griffin Colapinto na grande final com o placar de 15,66 a 12,33.
Yago começou forte na disputa ao registrar uma nota 7,33 logo na primeira onda, que se manteve entre suas duas melhores pontuações até o final da bateria. A nota decisiva veio em sua quarta onda, com um 8,33, que o colocou de volta na liderança após um breve momento de vantagem do adversário.
Mesmo com a prioridade em algumas tentativas, Colapinto não conseguiu notas altas o suficiente para virar o jogo. Na 13ª e última onda, ainda tentou reagir, mas tirou apenas um 6,00, insuficiente para ameaçar a vitória do brasileiro, que soube administrar a vantagem até o fim.
Com o feito, Yago Dora se junta à seleta lista de brasileiros campeões mundiais, formada por Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022 e 2023). O título de Yago reforça a hegemonia brasileira na elite do surfe internacional nos últimos dez anos.
Com informações do portal Terra