O espetáculo “A Última Sessão de Freud”, maior sucesso do teatro brasileiro desde 2022, chega a Belém. A partir de hoje, serão três apresentações no Theatro da Paz: nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Dirigida por Elias Andreato, a peça já foi vista por mais de 150 mil pessoas em mais de 350 sessões.
A trama recria um encontro fictício entre o pai da psicanálise Sigmund Freud (Odilon Wagner) e o escritor, poeta e crítico literário C.S. Lewis (Marcello Airoldi). Ambos intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20. Os dois debatem temas como fé, ateísmo, o sentido da vida e as relações humanas, em meio ao clima da Segunda Guerra Mundial, com humor, ironia e intensidade, enquanto estão no consultório do psicanalista.
Peça é baseada em livro de psiquiatra
Freud é crítico implacável da crença religiosa, enquanto C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão. Durante o diálogo, eles debatem o dilema entre ateísmo e crença em Deus, de forma apaixonada. O texto de Mark St. Germain é baseado no livro “Deus em Questão”, escrito pelo Dr. Armand M.Nicholi Jr. – professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School.
O diretor Elias Andreato comenta a produção:
É muito prazeroso brincar de ser outro e viver a vida dessa pessoa em um cenário realista, com figurino de época, jogando com ficção e realidade. Isso é a realização para qualquer artista de teatro.”
Já Odilon Wagner define o papel como um desafio:
“Representar um personagem tão intenso e profundo é um privilégio. Foram meses estudando sua vida e personalidade para trazer um recorte fiel do último ano de vida desse gênio do século 20”.
As sessões acontecem na sexta e no sábado, às 20h, e no domingo, às 18h. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 180 e estão à venda em www.freud.art.br e na plataforma Ticket Fácil.