SÍMBOLO

Berlinda do Círio de Nazaré passará por reforma completa

Cerca de dez pessoas trabalham no serviço, que deve durar 30 dias. A aplicação das folhas de ouro de 18 quilates é feita manualmente

Começou nesta quarta-feira, 27, a reforma da berlinda usada na grande procissão do Círio de Nazaré. Fotos: Mauro Ângelo
Começou nesta quarta-feira, 27, a reforma da berlinda usada na grande procissão do Círio de Nazaré. Fotos: Mauro Ângelo

Começou nesta quarta-feira (27), a reforma da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré usada na grande procissão do Círio de Nazaré. Desta vez, após cerca de dez anos, a peça passará por um restauro completo. “Há mais de dez anos vínhamos fazendo apenas reparos, retoques. Então surgiu a intenção de realizar um restauro completo. Quando vimos o trabalho que está sendo feito na Basílica, isso me incentivou muito a buscar o restauro da berlinda”, explica Antônio Sousa, coordenador-geral do Círio.

Segundo Sousa, o trabalho foi assumido pela Link Engenharia, responsável também pela reforma da Basílica de Nazaré. Após negociação com a Diretoria da Festa, a empresa decidiu realizar o processo na berlinda. “Para a gente foi um presente maravilhoso. A berlinda é um dos símbolos mais belos do Círio, conduzindo a Imagem Peregrina. Estava há muito tempo desgastada. É uma peça rara, e o tempo naturalmente causa desgaste”, completa.

Esculpida em cedro vermelho, a atual berlinda é usada no Círio há mais de 60 anos. Marcos Oliveira, engenheiro responsável pela restauração, afirma que a peça está em bom estado estrutural e que os esforços se concentram no acabamento.

“O processo de restauração segue o original. Está sendo feita a recomposição com folhas de ouro. Primeiro, removemos as camadas deterioradas, danificadas e com sujeira impregnada. Depois, fazemos a recomposição dentro do ornamento original”, informa.

Cerca de dez pessoas trabalham no serviço, que deve durar 30 dias. A aplicação das folhas de ouro de 18 quilates é feita manualmente, o que torna o processo mais lento.

Além da restauração do acabamento, a parte elétrica e de iluminação da berlinda também está sendo refeita. A arquiteta Thaís Rofino é a responsável por esta etapa. “O primeiro cuidado foi com a segurança. Estamos trocando toda a parte elétrica, toda a fiação. Também estamos adicionando pontos de iluminação, mas com muito cuidado, porque é uma peça muito antiga e precisamos respeitar seus limites”, diz.

A nova iluminação deve corrigir imperfeições que ocorriam durante os eventos noturnos. “Estamos acrescentando pontos de luz para evitar sombras sobre a imagem e ajustando a temperatura de cor, principalmente na parte interna, para que o manto seja iluminado de forma fidedigna. Assim, fiéis, fotógrafos e a imprensa poderão registrar a cor real do manto”, explica Thaís. O serviço está sendo realizado no pátio do Centro Social de Nazaré, em Nazaré, Belém.