STARTUP INVESTMENT SUMMIT

COP30 é janela de oportunidades para investimentos e negócios

O Startup Investment Summit é o maior evento dedicado a discutir as melhores práticas, tendências de mercado de investimento em startups

O Presidente nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Décio Lima, participou da abertura do Startup Investment Summit, em Santa Catarina. GabrielHeusi_@greenfotografias
O Presidente nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Décio Lima, participou da abertura do Startup Investment Summit, em Santa Catarina. GabrielHeusi_@greenfotografias

A COP30 em Belém pode ser um retrato de como se deve preservar o mundo. A afirmação foi do presidente nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Décio Lima, na abertura do Startup Investment Summit, em  Florianópolis, Santa Catarina, nesta quarta-feira, 27.

O DIÁRIO é o único jornal da região Norte convidado para o evento. Com menos de 80 dias para a Conferência e os holofotes voltados para a Amazônia, o cenário representa uma oportunidade única para os empreendedores que desejam alinhar seus negócios às práticas sustentáveis e às novas demandas globais.

No primeiro semestre de 2025, o estado registrou um crescimento de 52.172 novas empresas, segundo os  dados mais recentes da Junta Comercial do Pará (Jucepa). O número representa um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. A janela de oportunidades do evento internacional é o que impulsiona o ambiente de investimentos local e nacional. “A COP em Belém vai tirar esse mito que o mundo fez em relação ao Brasil, inclusive em relação ao agro. É um grande momento porque só o Brasil tem a Amazônia, só o Brasil é um país com seis biomas”, afirma Décio Lima. 

No Pará, o Sebrae impulsiona os novos negócios por meio de treinamentos, cursos, além das agências localizadas em municípios fora da capital e nas ilhas do entorno. Esse esforço não é por acaso: a Jucepa aponta que, entre as naturezas jurídicas, o Microempreendedor Individual (MEI) continua sendo o modelo mais escolhido, com 39.409 registros só no primeiro semestre de 2025, o que reflete a janela de oportunidades geradas para a COP30. Segundo o presidente nacional da instituição, a Conferência pode trazer uma virada de chave, inclusive no modelo de economia do país.

“Não somos nós que estragamos o mundo. Nós que somos exemplos de como se deve fazer uma convergência com o conceito que não tem mais volta que é o da sustentabilidade”, finalizou. 

Ainda dá tempo!

Com o grande evento na porta, os empreendedores que buscam capacitação para empreender na COP ainda podem consultar as oportunidades do Sebrae em um site exclusivo que traz informações sobre empreendedorismo internacional, como se inserir na agenda global de desenvolvimento sustentável e muitos exemplos de soluções criativas, inovadoras e responsáveis.

Uma das opções é o curso “Aumentando a lucratividade com energia”, que possibilita ao empreendedor entender como fazer uma melhor avaliação e gestão de energia no dia a dia do estabelecimento, além de aprender como economizar dinheiro, reduzir custos e desperdícios e lucrar de forma sustentável. Outra proposta é o curso “ESG para pequenas empresas”, que oferece ao dono do pequeno negócio conteúdo relacionado a questões de interesse ambiental, social e de governança.

Por meio de conteúdo audiovisual também é possível conhecer diversas histórias de empreendedores amazônicos como as costureiras marajoaras, que valorizam suas raízes. O portal apresenta iniciativas como o projeto Sustenta e Inova (do Sebrae do Pará) e o Polo de Moda do Marajó, entre outros. Confira no site: 

www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cop30

Evento nacional – O Startup Investment Summit é o maior evento dedicado a discutir as melhores práticas, tendências de mercado de investimento em startups e o impacto de tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial. O termo “Startup” significa “empresa emergente”, uma empresa nova com modelos de negócios inovadores, que precisam ser desenvolvidos e colocados à prova no mercado. 

Em resumo, trata-se de uma empresa emergente de alto potencial e alto risco, que começa do zero, com recursos baixos, precisando de investimento e boa gestão. Até a próxima sexta-feira, mais de mil startups de todo o Brasil vão expor as ideias para o público, inclusive representantes do Pará e outros estados do Norte. O DIÁRIO é o único veículo de imprensa da região convidado para o Summit e vai trazer as informações sobre a participação dos nortistas no encontro.