O Parque Cemitério da Soledade, um dos principais marcos históricos e arquitetônicos de Belém, terá a segunda etapa de seu processo de restauro entregue neste sábado (30). A cerimônia integra a programação do Mês do Patrimônio Cultural, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As atividades ocorrem das 8h às 12h e incluem aula pública com o professor Michel Pinho, oficinas educativas do Laboratório de Conservação e Restauro da UFPA (Lacore), apresentação do Quinteto Caxangá e uma Feira Criativa aberta durante toda a manhã. As inscrições são gratuitas.
Nesta etapa, foram restaurados 150 túmulos, mausoléus e estruturas de irmandades, além do pórtico da capela. O trabalho, executado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com recursos do Iphan, contou com investimento de R$ 7 milhões. Também foram realizadas ações de conservação preventiva nas demais estruturas.
Primeira fase e transformação em parque museal
A primeira etapa, concluída em janeiro de 2023 pelo Governo do Pará, envolveu recuperação de 126 estruturas funerárias, melhorias elétricas e hidráulicas, construção de calçamentos acessíveis, banheiros, iluminação, paisagismo e abertura de nova entrada. O investimento foi de R$ 16 milhões.
Com a entrega, o espaço foi oficialmente reaberto como Parque Cemitério da Soledade, considerado o primeiro cemitério museal do Pará, destinado a ações de educação patrimonial, visitas guiadas e exposições.
Programação do Mês do Patrimônio
Além da entrega da segunda etapa do restauro, a agenda do Iphan em Belém inclui a visita guiada à embarcação encontrada durante as obras do Parque Linear da Doca, marcada para sexta-feira (29), às 15h, com acompanhamento de especialistas em arqueologia e restauro.
Na mesma sexta-feira, será aberta a Semana do Patrimônio Cultural Brasileiro, às 8h30, no Sesc Ver-o-Peso. Em seguida, às 9h, ocorre a mesa-redonda “A Cidade da COP 30 e o Patrimônio Cultural: o que, como e para quem?”.
O encerramento da programação será no domingo (31), com o roteiro patrimonial “Belém Cidade Negra – Território de Memória Afro-Brasileiro”, que terá concentração às 8h na Escadinha do Cais do Porto e passará por pontos como a Praça da República e a Praça da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, finalizando com uma roda de carimbó.