Atualidades

Neurocientista fala como a IA pode impulsionar a liderança de gestores

Neurocientista fala como a IA pode impulsionar a liderança de gestores

Com a tecnologia influenciando cada vez mais na dinâmica das relações humanas, uma pergunta merece atenção: como as empresas estão se preparando para esse mundo em constante transformação? Ou ainda: como os gestores dessas organizações podem utilizar a inteligência artificial para liderar com maior eficácia?

Essas e outras perguntas serão respondidas durante a palestra “Liderança e IA em um Mundo em Transformação: como liderar com inteligência humana em tempos de IA”, que o psicólogo e neurocientista  Rafael Nunes ministrará para os participantes do projeto StartAP, da Assembléia Paraense. O evento será nesta quinta-feira, 28, a partir das 19h, no Espaço Vip (Complexo de Eventos na sede campestre).

O palestrante possui mais de 20 anos de experiência em neuroliderança e cultura organizacional. Estuda o comportamento humano e como impulsionar organizações e lideranças, conectando a evolução humana com a revolução tecnológica. Um desafio que ainda é um enigma para muitos profissionais.

“É certo que as mudanças têm acontecido rápido demais, e nós não somos mais capazes de absorver a intensidade dessas mudanças.”, destaca o neurocientista. “A cultura, as pessoas, a tecnologia e a gestão de dados precisam coexistir para a gente liderar com grande vigor no mundo atual.”, completa.

O neurocientista conta que, na palestra,  vai  mostrar quais as habilidades necessárias para liderar com assertividade em um cenário em constante mudanças, que exige maior adaptabilidade de todos os profissionais. Para isso, apresentará métodos para superar a resistência às transformações e ter equipes mais engajadas e comprometidas.

“A ideia é trazer ferramentas para que os líderes possam ampliar suas capacidades para lidar com esse ambiente de novidades. Por isso, algumas adaptações e construções de conhecimento precisam ser feitas.”, explica. Para tanto, Rafael Nunes levará os participantes a uma reflexão profunda sobre como liderar com inteligência humana em tempos de predominância da IA. 

E tudo é baseado em dados globais, estudos científicos e casos práticos que mostram os impactos e os desafios da adaptabilidade e o papel do líder frente às disrupções tecnológicas.

Dessa forma, o líder será levado a repensar seus modelos de gestão para adotar competências de liderança ambidestra e desenvolver flexibilidade cognitiva, criando ambientes que sustentem inovação e bem-estar.

Livro mostra como aplicar a neurociência no dia a dia da gestão 

Autor do livro “Neuroliderança – da estratégia para a ação vai ganhar o mundo”, Rafael Nunes explica que a publicação traz, de forma prática, os conhecimentos da neurociência aplicados no dia dia da gestão.

“A intenção é levar aos profissionais modelos para reduzir os vieses nas decisões, aumentar o engajamento, o propósito e desenhar ambientes que possam aumentar o foco e a criatividade, e manter o time em alta performance. É um modelo prático baseado em evidências.”, ressalta.